Congresso do CDS vai discutir 12 moções de estratégia global e 11 setoriais
Além dos cinco candidatos à liderança (Abel Matos Santos, João Almeida, Filipe Lobo d'Ávila, Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Meira), há mais sete moções de estratégia global, segundo divulgou o "site" do CDS dedicado ao 28.º congresso, seis dias depois de ter terminado o prazo para a entrega de moções.
O vereador de Lisboa e dirigente nacional João Gonçalves Pereira tem uma moção intitulada "Bases para Crescer", Pedro Borges de Lemos, da corrente de opinião CDSXXI, apresenta "Portugal Sempre", o eurodeputado Nuno Melo "Direita Autêntica", José Ângelo da Costa Pinto "CDS -- As Pessoas Primeiro", Miguel Matos Chaves "O Futuro para o CDS-PP", a Juventude Popular apresenta o texto "Um Futuro à Direita -- Desafios para Portugal" e Alves Pardal tem o texto "Agenda 2024".
PUB
A apresentação de uma moção de estratégia não implica, segundo os regulamentos e os estatutos do CDS, uma candidatura à liderança.
No entanto, um candidato à liderança é o "primeiro subscritor de uma moção global de estratégia", lê-se no regulamento do 28.º congresso, que se realiza em Aveiro.
Na prática, a votação das moções globais, que se prevê acontecer na madrugada de domingo, 26 de janeiro, devem ditar o destino das várias candidaturas.
PUB
Já as moções setoriais são 11, no total. Uma delas é do dirigente nacional João Condeixa, a defender o "respeito à diferença" e a favor das uniões de facto ou ainda das adoções por casais homossexuais.
O CDS tem o seu 28.º congresso nacional marcado para 25 e 26 de janeiro, na sequência dos maus resultados dos centristas nas eleições legislativas em que passou de 18 para cinco deputados, com 4,2%, em 06 de outubro.
Logo na noite eleitoral, a líder, Assunção Cristas, anunciou a sua saída do cargo.
PUB
Até ao momento há cinco candidatos à sucessão de Cristas - João Almeida, deputado e porta-voz do partido, Filipe Lobo d'Ávila, antigo deputado que criou o grupo crítico da ainda liderança Juntos pelo Futuro, Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento (TEM), e Carlos Meira, ex-líder da concelhia de Viana do Castelo.
O presidente da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos, foi o último a anunciar que também se candidata.
Saber mais sobre...
Saber mais Francisco Rodrigues dos Santos Carlos Meira Abel Matos Santos João Almeida Juntos pelo Futuro Assunção Cristas CDSO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda