Marcelo convoca Conselho de Estado para 31 de Março
O Presidente da República revelou esta quarta-feira, 1 de Fevereiro, que convocou o Conselho de Estado para dia 31 de Março.
PUB
Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que a reunião vai incidir "sobre o problema do comércio internacional" e os "desafios que se colocam", de acordo com declarações aos jornalistas, transmitidas pela TVI 24.
PUB
O encontro com os conselheiros de Estado servirá para "pensar na posição de Portugal na Europa e também no mundo".
O tema surge numa altura em que os EUA estão a implementar políticas comerciais mais restritivas. Com Donald Trump na presidência do país, as ordens são de políticas mais proteccionistas e de corte de acordos comerciais internacionais.
PUB
A TSF já tinha avançado que o Presidente da República tinha pedido aos conselheiros de Estado para reservarem a data, o que sugeria que a reunião, que ocorre de três em três meses, estivesse a ser agendada para 31 de Março.
PUB
O Conselho de Estado é composto por 19 personalidades. Além do primeiro-ministro, do presidente da Assembleia da República, dos ex-presidentes da República, fazem também parte o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, além de outros responsáveis nomeados pelo próprio Presidente.
PUB
- António Costa - Primeiro-Ministro;
- Manuel da Costa Andrade - Presidente do Tribunal Constitucional;
- José Francisco de Faria Costa - Provedor de Justiça;
PUB
- Vasco Cordeiro - Presidente do Governo Regional dos Açores;
- Miguel Albuquerque - Presidente do Governo Regional da Madeira;
- António Ramalho Eanes;
PUB
- Jorge Sampaio;
- Aníbal Cavaco Silva;
- António Lobo Xavier;
PUB
- Eduardo Lourenço;
- Luís Marques Mendes;
- Maria Leonor Beleza;
PUB
- António Damásio;
- Carlos César;
- Francisco Pinto Balsemão;
PUB
- Francisco Louçã;
- Adriano Moreira;
- Domingos Abrantes Ferreira
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa Conselho de Estado comércio internacional Presidente da República conselheiros de EstadoQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda