"O Presidente está bem". Marcelo a ser operado a uma hérnia encarcerada
O Presidente da República deu entrada esta segunda-feira à noite nas Urgências do Hospital de São João, no Porto, na sequência de uma paragem de digestão. Foi-lhe diagnosticada posteriormente uma hérnia encarcerada que requer cirurgia, tendo o Chefe de Estado sido levado para o bloco operatório para ser submetido a uma cirurgia que deverá durar cerca de uma hora e meia.
Uma nota publicada no site oficial da Presidência da República refere que "o Presidente da República foi admitido, este fim de tarde, no Hospital Universitário de São João, no Porto (ULS São João), depois de se ter sentido indisposto, na sequência de uma paragem de digestão, quando regressava de Amarante, das exéquias do Engenheiro António Mota".
PUB
"O Presidente da República está bem. Sentiu-se mal e deu entrada neste hospital. Diganosticaram-lhe uma hérnia encarcerada. Está a dirigir-se ao bloco operatório e vai ser sujeito a cirurgia", informou a presidente do conselho de administração do Hospital de São João, Maria João Baptista. A responsável afirmou que o procedimento cirúrgico tem um risco "relativamente baixo" , quer a nível cirúrgico, quer a nível anestésico. "O facto do senhor Presidente já ter sido submetido a uma cirurgia prévia por uma hérnia com um quadro semelhante foi um dos factores que nos fez tomar a decisão" de o levar de imediato para cirurgia.
"Quanto mais cedo o procedimento", melhor, sublinhou. "A hérnia corresponde a uma área da parede abdominal que é mais frágil e que permite que parte do intestino passe pelos tecidos. O músculo da parede abdominal vai apertar o músculo de tal maneira que ele não consiga sair do local e a capacidade dos tecidos serem irrigados com sangue fica comprometida", explicou ainda. "É previsível que nos próximos dias fique aqui connosco", disse ainda Maria João Baptista.
No final de 2021 Marcelo Rebelo de Sousa, que está a duas semanas de fazer 77 anos, foi operado a duas hérnias inguinais, no hospital das Forças Armadas, em Lisboa. Desde que chegou a Belém, em 2016, Marcelo foi sujeito a duas outras intervenções cirúrgicas: foi operado de urgência a uma hérnia umbilical, no dia 28 de dezembro de 2018, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e a 30 de outubro de 2019 foi submetido a um cateterismo cardíaco, desta vez de forma programada, no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.
PUB
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda