Neil Gorsuch é o novo juiz do Supremo Tribunal dos EUA
Era 1:00 em Lisboa (20:00 em Washington) quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o nome do novo juiz do Supremo Tribunal do país: Neil Gorsuch (na foto, quando se preparava para discursar).
PUB
Estavam dois juízes, ambos republicanos, na recta final para esta nomeação, sendo que Trump escolheu Gorsuch, de Denver.
O outro era Thomas Hardiman, de Pittsburgh, com 51 anos – tendo William Pryor chegado a estar também nesta lista de preferências, mas sem chegar à "short list" de dois nomes.
PUB
Diz a Bloomberg que se espera que Neil Gorsuch, um conservador que conta com 49 anos, consiga restabelecer o equilíbrio ideológico que existia antes de Antonin Scalia ter falecido.
Scalia foi encontrado sem vida, em sua casa, a 13 de Fevereiro de 2016, e a morte foi oficialmente atribuída a causas naturais. Desde então, o seu cargo - que é vitalício - estava em aberto.
Com efeito, o cargo estava por ocupar desde a morte de Scalia, já que a proposta anterior não convenceu o Senado. O então presidente, Barack Obama, quis substituí-lo por Merrick Garland, mas o Senado rejeitou essa nomeação.
PUB
"Acho que os conservadores vão gostar imenso dele e os liberais não vão ter muito por onde pegar, pois ele é afável e despretensioso e tem um bom sentido de humor", comentou à CNN um ex-colega de Gorsuch na sociedade de advogados Kellog Huber Hansen.
(notícia actualizada à 01:48)
PUB
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda