Presidente da República recebe António Costa esta sexta-feira
O Presidente da República, Cavaco Silva, e António Costa, presidente da câmara de Lisboa e candidato do PS a primeiro-ministro, reúnem-se esta sexta-feira às 10h30 no palácio de Belém. Será o primeiro encontro, de carácter institucional, desde que António Costa venceu as primárias do PS, e o Presidente da República.
PUB
O jornal Expresso avança que o agendamento desta conversa decorre da "convergência de vontades", dando a entender que os dois políticos pretendem conversar sobre o futuro que se avizinha, aguardando-se por Novembro, altura em que Costa deverá ser eleito secretário-geral socialista.
No discurso do Presidente, no passado dia 5 de Outubro, Cavaco Silva voltou a destacar a importância de compromissos e acordos de regime entre os principais agentes políticos nacionais, no que poderá também ser entendido como uma mensagem dirigida a António Costa, que se vem mostrando crítico do Tratado Orçamental e que já terá decidido votar contra o próximo Orçamento do Estado.
PUB
Há ainda outra estreia marcada para esta sexta-feira. Ferro Rodrigues, antigo secretário-geral socialista e ex-ministro dos Governos de António Guterres, estreia-se enquanto líder da bancada parlamentar do PS em debates quinzenais com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, numa sessão marcada para as 10 horas da manhã.
PUB
Ferro Rodrigues foi a escolha de António Costa para ser a face e representar o principal partido da oposição à maioria governativa nos debates parlamentares. Isto porque o autarca lisboeta não detém o mandato de deputado.
O agora líder da bancada socialista será, por sua vez, substituído por Miranda Calha na função de vice-presidente da Assembleia da República, cargo até agora ocupado por Ferro Rodrigues.
PUB
Costa realça coesão do PS
PUB
"Isto não é como os bancos, que têm os bons e os maus. Aqui é só um partido - e é o bom PS", afirmou com uma ponta de ironia António Costa à saída, ao início desta noite, do Largo do Rato onde estivera reunido com os coordenadores do Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal, da convenção Novo Rumo e da Agenda para a Década, projectos impulsionados pelo antigo secretário-geral, António José Seguro.
Costa, a quem apenas falta cumprir o formalismo que passa pela eleição, em directas, para secretário-geral do partido, justificou assim o facto de não prescindir do trabalho até aqui feito pela direcção de Seguro.
PUB
"É muito importante que os documentos que estamos a preparar para o congresso não sejam os documentos do António Costa, mas os documentos do conjunto do partido. Nesse sentido, há muito trabalho que foi feito ao longo dos últimos anos que considero importante valorizar", argumentou.
PUB
Na perspectiva de António Costa "o partido é só um", expressão que releva a importância que o socialista dá, não apenas à união do partido, mas também ao passado. Recorde-se que o futuro líder do PS sempre foi crítico da anterior liderança, designadamente acusando Seguro pelo facto de este não assumir o "património" histórico do partido.
Saber mais sobre...
Saber mais Cavaco Silva António Costa PS Presidente da República PS Tratado OrçamentalA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda