Putin acusa EUA de criarem tarifas só para travar ascensão da China

A Rússia duvida das motivações apresentadas pelos Estados Unidos para penalizar a China com tarifas. Putin defende que os Estados Unidos estão apenas a querer travar o crescimento de outros gigantes, um "saco" onde cabe também a própria Rússia.
reuters
Negócios 20 de Junho de 2019 às 14:57

O presidente russo, Vladimir Putin, defende que o objetivo dos Estados Unidos com a aplicação de tarifas sobre as importações chinesas é travar o crescimento da economia chinesa. Washington terá procurado o mesmo efeito na Rússia através de outras sanções.

PUB

 

"O que querem eles fazer? Querem abrandar a ascensão da China. O mesmo está a acontecer no caso da Rússia e assim vai continuar", afirmou Putin, durante a emissão que faz anualmente na televisão russa. "Se queremos marcar posição neste mundo só temos de ser fortes, particularmente na economia", acrescentou.

PUB

 

Aquando da imposição da primeira tranche de tarifas à China, no início de 2018, os Estados Unidos justificaram esta ação como forma de punir práticas comerciais consideradas injustas por Washington, uma versão que mantém. A China também é acusada pela administração de Trump de roubo de propriedade intelectual e espionagem.

PUB

 

No que diz respeito à Rússia, a mais recente ameaça recebida da parte da Casa Branca foi a da aplicação de sanções no caso de a construção de um gasoduto entre o gigante de Leste e a Alemanha se concretizasse. Este projeto, conhecido por Nord Stream 2, planeia reforçar o abastecimento de gás natural proveniente da Rússia na Alemanha. Na altura em que proferiu as ameaças, contudo, Trump não foi claro em relação a qual dos dois países – ou se seriam ambos – a sofrer as sanções.  

PUB

 

Pub
Pub
Pub