Santos Silva vai chefiar a diplomacia política e económica
Militante socialista veterano e polémico – é dele a expressão "eu cá gosto é de malhar na direita", tendo recentemente acusado a TVI de "censura" por não ter reconduzido o seu programa de comentário – Augusto Santos Silva foi um dos ministros-chave de António Guterres e dos dois executivos de José Sócrates. Tutelou a Educação, a Cultura, os Assuntos Parlamentares e a Defesa Nacional. Sobe a ministro pela quinta vez, agora para chefiar o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Será uma das principais caras do governo de António Costa na União Europeia. Nascido no Porto em 1956, é casado, pai de três filhos.
PUB
Sob a sua tutela, terá quatro Secretarias de Estado. Margarida Marques será secretária de Estado dos Assuntos Europeus. Eleita secretária-geral da JS, em 1981, foi a primeira mulher a liderar uma organização de juventude em Portugal. Funcionária da Comissão Europeia durante mais de duas décadas, Margarida Marques foi a representante da instituição em Lisboa entre 2005 e 2011. Em curso tem um processo disciplinar aberto em Outubro de 2013 que lhe valeu uma despromoção de Bruxelas, depois de uma fuga de informação que permitiu à TSF ter acesso a um documento interno da Comissão Europeia. Contactada pelo jornal Sol, Margarida Marques esclareceu que recorreu da decisão. Foi cabeça-de-lista pelo PS em Leiria. Nasceu em 1954, no Bombarral, e é casada com Porfírio Silva, um dos mais influentes conselheiros políticos de António Costa.
PUB
Teresa Ribeiro será secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Em 2008, havia substituído no cargo o secretário de Estado adjunto e dos Assuntos Europeus Manuel Lobo Antunes, quando este saiu do Governo de José Sócrates para chefiar a representação portuguesa junto da União Europeia (REPER). Era então directora do Gabinete para os Meios de Comunicação, organismo que substituiu o Instituto da Comunicação Social, ao qual presidiu nos sete anos anteriores. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, fizera toda a sua carreira em organismos públicos da área da Comunicação Social.
José Luís Carneiro será Secretário de Estado das Comunidades. O líder da distrital do PS do Porto, era o único "segurista" na bancada parlamentar do partido. Próximo de Francisco Assis, presidiu durante dez anos à Câmara Municipal de Baião, no Porto. Tem 44 anos feitos a 4 de Outubro, dia das eleições que deram a vitória ao PSD/CDS sem maioria absoluta. Desde 2002 que é professor do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), em Aveiro, onde coordena o curso de "Comércio Internacional". É licenciado em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada, onde também é professor.
PUB
José Luís Carneiro veio recentemente a público puxar as orelhas ao deputado Tiago Barbosa Ribeiro. Na rede social Twitter, o deputado chamou "gansgter" ao Presidente da República, numa alusão ao facto de Cavaco ainda não ter decidido convidar António Costa a formar governo. O líder da distrital do Porto condenou a linguagem, e disse que se tratava de uma "linguagem imprópria e sinónimo de imaturidade política".
Santos Silva terá ainda a tutela da secretaria de Estado da Internacionalização, que será dirigida por Jorge Oliveira, economista no IAPMEI, onde tem trabalhado nos incentivos às empresas. O seu ministério deverá ficar com a diplomacia política mas também com a económica.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Augusto Santos Silva Margarida Marques Teresa Ribeiro José Luís Carneiro Tiago Barbosa RibeiroA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda