Turquia anuncia suspensão das relações ao mais alto nível com a Holanda
"Foi decidido que, até que as nossas exigências sejam respeitadas, o embaixador da Holanda não será autorizado a regressar", disse Kurtulmus à imprensa, no final de uma reunião do Governo turco.
PUB
Em causa está a exigência turca da realização de comícios com a comunidade turca residente na Holanda para promover o voto na reforma constitucional que confere acrescidos poderes executivos ao Presidente Recep Erdogan.
PUB
O embaixador holandês em Ancara, Kees Cornelis van Rij, encontra-se actualmente a gozar férias fora da Turquia e a representação dos interesses da Holanda é desempenhada pelo encarregado de negócios.
PUB
Este clima de tensão vem desde sábado, 11 de Março, quando a Holanda impediu que o ministro dos Negócios Estrangeiros turco se deslocasse a Roterdão para participar numa manifestação de apoio a Erdogan que promove um referendo para uma revisão constitucional que transformará a Turquia num regime presidencialista.
PUB
E a Holanda não impediu apenas a chegada de Mevlut Çavusoglu. Bloqueou, mais tarde, a caravana que levaria a ministra dos Assuntos Familiares turca Fatma Betül Sayan Kaya ao consulado da Turquia em Roterdão. Nesse mesmo dia, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, explicava que os ministros turcos não estavam impedidos de entrar no país, mas não podiam aí participar em actividades políticas.
Todos estes acontecimentos motivaram a ira do presidente turco que vislumbrou na Holanda vestígios de nazismo. Erdogan viu as acções como uma "reminiscência" do nazismo e ameaçou ripostar.
PUB
Desde estes acontecimentos, o conflito diplomático escalou. O ministro dos Negócios Estrangeiros acabou por ir para França e a ministra dos Assuntos Familiares foi escoltada até à fronteira com a Alemanha, tendo já chegado à Turquia, onde lamentou, em Istambul, a atitude das autoridades holandesas e condenou o "tratamento rude e duro" com que foram tratados.
Saber mais sobre...
Saber mais Ancara Presidente Recep Erdogan embaixador da Holanda Fatma Betül Sayan Kaya ministro dos Negócios Estrangeiros Kurtulmus Governo Istambul Holanda Alemanha Kees Cornelis Holanda Mark Rutte Roterdão Turquia políticaMais lidas
O Negócios recomenda