António Vitorino não vai candidatar-se a Presidente da República
O histórico socialista anunciou esta quinta-feira na SIC Notícias que não vai entrar na corrida a Belém.
- 3
- ...
O histórico socialista António Vitorino confirmou esta quinta-feira na SIC Notícias que não vai avançar com uma candidatura à Presidência da República.
"Não me apresentarei a candidato. Eu sempre disse, e nisso fui sempre coerente, de que devia haver apenas um candidato nesta área política e, manifestamente, a minha candidatura não conseguiu reunir o consenso para conseguir ser uma candidatura única desta área e, portanto, não me apresentarei", disse Vitorino.
O antigo ministro socialista e comissário europeu, que atualmente preside ao Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, disse há meses estar a ponderar uma candidatura a Belém. Contudo, a falta de consenso em torno do seu nome para ser o candidato agregador da área socialista acabou por fazê-lo desistir, confirmou o próprio.
Recorde-se que já está no terreno a candidatura de António José Seguro, ex-secretário-geral do PS, depois de outro dos nomes mais bem posicionados nas sondagens da área socialista - o ex-ministro das Finanças e atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno - ter também rejeitado uma candidatura.
Com eleições internas marcadas para breve, o PS só deverá tomar uma posição sobre as presidencais depois das eleições autárquicas, avançou o jornal Público.
Mais lidas