Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

António Costa já está reunido com Cavaco Silva

O líder do PS chegou a Belém às 11:00, tal como agendado com o Presidente da República para a audiência marcada por Cavaco Silva, depois de ontem ter apresentado seis exigências a António Costa antes de o indigitar como primeiro-ministro.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 24 de Novembro de 2015 às 11:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

António Costa chegou ao Palácio de Belém às 11:00, tal como estava marcado pela Presidência da República, para uma segunda audiência com Cavaco Silva, no espaço de dois dias. 


Este encontro surge depois de na segunda-feira, 23 de Novembro, o Presidente da República ter apresentado seis exigências a António Costa antes de o indigitar como primeiro-ministro. Entre as exigências está a garantia de que o Orçamento do Estado para 2016 será aprovado. Cavaco encarregou Costa de negociar novamente com a esquerda.

O PS respondeu a estas exigências no próprio dia, por carta, garantindo a estabilidade política do acordo entre os partidos de esquerda. 

Após o envio desta missiva, o Presidente da República voltou a convocar António Costa para um nova audiência em Belém. 

Na sequência das eleições legislativas de 4 de Outubro o Presidente da República recebeu os partidos políticos com assento parlamentar e depois chamou Passos Coelho para uma reunião em Belém, a 22 de Outubro, tendo anunciado a sua indigitação no mesmo dia.

Nos últimos dias o Presidente da República multiplicou-se em reuniões com personalidades de diversas áreas: economia, política, parceiros sociais, etc. O objectivo foi ouvir os vários intervenientes da economia nacional antes de tomar uma decisão sobre a situação política nacional, depois do Parlamento ter aprovado uma moção de rejeição do programa do Governo de Passos Coelho, o que ditou a queda do Executivo. No mesmo dia em que o Governo de Passos Coelho caiu, o PS assinou três acordos de incidência parlamentar com Bloco de Esquerda, PCP e os Verdes. 

Nas audiências da passada sexta-feira, os partidos de esquerda exigiram a Cavaco Silva que indigite António Costa, tendo o PSD sugerido que não é favorável à manutenção do actual governo em gestão. 


(Notícia actualizada com mais informação)

Ver comentários
Saber mais António Costa Presidente da República Cavaco Silva eleições política
Outras Notícias