Conselho nacional de "Os Verdes" exige "eleições legislativas antecipadas
O conselho nacional do partido ecologista "Os Verdes" (PEV) exigiu este sábado, no final de uma reunião em Lisboa, que o presidente da República "convoque eleições legislativas antecipadas".
Em comunicado enviado à agência Lusa, o PEV considera que os resultados das eleições europeias, de 25 de Maio, "demonstraram claramente a derrota dos partidos que sustentam o Governo", e levaram o PCP a apresentar uma moção de censura, rejeitada na sexta-feira.
A moção de censura foi rejeitada "pelos votos contra de uma maioria que se tem mantido em funções porque da parte do "Presidente da República tem havido uma grave e reiterada violação do compromisso assumido de cumprir e fazer cumprir a Constituição", sublinha.
O conselho nacional de "Os Verdes" considera que as eleições europeias, de 25 de Maio, deixaram evidente o crescente "isolamento dos partidos que sustentam o governo", sublinhando que, no conjunto, o PSD e PP "perderam mais de meio milhão de votos, e que o suposto crescimento do PS foi residual".
Sobre a decisão do Tribunal Constitucional, que na sexta-feira declarou inconstitucionais os cortes salariais da função pública, o corte das pensões de sobrevivência e a redução dos subsídios de doença e desemprego, "Os Verdes" consideram que o "governo insiste em governar contra a Constituição da República Portuguesa, desafiando recorrentemente esta lei fundamental".
O PEV conclui que "as políticas de retrocesso social, recessão, empobrecimento, desemprego e emigração perpetuadas pelo actual Governo vão continuar e agravar-se", apesar do fim do programa de ajustamento, iniciado em Maio de 2011.
"A ingerência, esta vigilância apertada, esta colonização económica e social" não vão terminar, e apresenta os exemplos das últimas medidas apresentadas pelo executivo de Pedro Passos Coelho, como o Documento de Estratégia Orçamental (DEO).
"O DEO ou a reforma do Estado vêm confirmar que as privatizações são para continuar, os despedimentos para acelerar, à medida que a dívida e o défice vão continuar a aumentar, ao mesmo tempo que a qualidade de vida das pessoas continua a decair", afirma.
"Os Verdes" apelam para a participação nas manifestações de 14 e 21 de Junho, no Porto e em Lisboa, convocadas pela central sindical CGTP.