Estado de saúde de Mário Soares em "progressivo agravamento"
O antigo Presidente da República continua em estado crítico, em coma profundo, mas o estado de saúde de Mário Soares está em "progressivo agravamento".
O estado de saúde de Mário Soares está em "progressivo agravamento", mantendo-se o antigo Chefe de Estado em coma profundo.
A nova actualização do boletim clínico foi conhecida esta quinta-feira, 29 de Dezembro, ao meio-dia, pelo porta-voz do hospital da Cruz Vermelha, José Barata.
De acordo com a Lusa, o porta-voz da unidade hospitalar explicou que "há um sinal de degradação das funções orgânicas" e que "o estado se mantém muito crítico e o prognóstico reservado", mas ressalvou que não se verificou "qualquer falência ao nível de qualquer órgão vital".
Mário Soares "continua sem necessidade de ter qualquer suporte externo, não está ligado a qualquer máquina," afirmou o responsável, em declarações aos jornalistas, transmitidas pela RTP 3.
Ao contrário dos últimos dias, em que estava marcado um briefing diário aos jornalistas ao meio-dia, o porta-voz diz que agora o hospital só voltará a falar aos jornalistas "assim que houver necessidade de comunicado".
"A equipa clínica continua a acompanhar de forma constante a evolução do estado de saúde," referiu José Barata.
Mário Soares deu entrada no Hospital da Cruz Vermelha em estado crítico no passado dia 13 de Dezembro. Na quinta-feira passada, depois de registadas melhoria, foi transferido para a "unidade de internamento em regime reservado" daquele hospital, segundo a Lusa.
Contudo, dois dias depois, a sua situação clínica agravou-se subitamente e o fundador do PS, com 92 anos, voltou à unidade de cuidados intensivos.
Mário Soares, fundador do Partido Socialista, foi Chefe de Estado entre 1986 e 1996, além de ter desempenhado os cargos de primeiro-ministro e eurodeputado.
(Notícia actualizada às 12:24)
Mais lidas