pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PS: Governo está a preparar-se para "o terceiro Orçamento rectificativo do ano"

Socialistas consideram que o BES, a privatização dos transportes públicos - STCP e Carris - e o programa de rescisões na Função Pública estão a lançar muitas dúvidas sobre a execução orçamental deste ano.

Eurico Brilhante dias PS
Eurico Brilhante dias PS
28 de Agosto de 2014 às 15:33

O Partido Socialista veio acusar o Governo de estar a preparar o terceiro Orçamento rectificativo deste ano, no mesmo dia em que foi apresentado o segundo rectificativo.

"A ministra das Finanças apresentou aos portugueses um Orçamento rectificativo e um conjunto vasto de dúvidas", sublinhou Eurico Brilhante Dias, porta-voz socialista. 

O PS considera que o BES, a privatização dos transportes públicos - STCP e a Carris - e o programa de rescisões na Função Pública estão a lançar muitas dúvidas sobre a viabilidade da execução orçamental para este ano e colocam em risco e para a meta de 4% de défice orçamental para este ano.

"A pergunta que o PS faz é: Está o Governo a preparar o terceiro Orçamento rectificativo do ano?", questionou.

"Um Governo recordista em Orçamentos rectificativos, apresenta em Agosto o segundo, e aparentemente está a preparar o terceiro Orçamento rectificativo", acusou. "Assim, não há estratégia orçamental. Assim, não é possível consolidar as contas públicas de forma sustentável".

Os socialistas apontaram que a despesa derrapou "mais uma vez", principalmente no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na execução orçamental das autarquias.

"Dois problemas que ao longo dos últimos três anos, o Governo vem sempre apresentando: a violação da Constituição e a derrapagem do lado das despesas", afirmou.

O porta-voz do PS sublinhou que, a partir de Setembro, "os funcionários públicos verão mais uma vez o seu salário cortado". Também os pensionistas vão ter a "mais uma vez a sua pensão cortada porque a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) estará em vigor".

"Com este Governo há que ter todo o cuidado e manter a vigilância", disse Eurico Brilhante Dias, remetendo mais comentários para quando o PS estudar o documento com mais atenção. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio