Sucessor de Centeno? "Já sei qual é a decisão", diz Montenegro
O Governo vai anunciar o próximo Governador do Banco de Portugal na quinta-feira.
- 4
- ...
Luís Montenegro já tem uma decisão tomada sobre quem será o próximo Governador do Banco de Portugal (BdP). "Já sei qual é a decisão, mas não vou antecipá-la", referiu em entrevista à rádio Antena 1, no programa Política com Assinatura.
"As pessoas envolvidas serão agora contactadas e além do mais teremos a decisão do Conselho de Ministros", acrescentou. O Governo vai anunciar na quinta-feira, 24 de julho, após a reunião do Conselho de Ministros, quem vai liderar o Banco de Portugal.
Luís Montenegro argumentou ainda sobre o porquê de não ter feito o anúncio antes do fim do mandato do atual Governador, Mário Centeno, que terminou neste sábado. "Não nos pareceu que a decisão devesse ser tomada na semana do debate do Estado da Nação".
Inicialmente estava previsto que o Governo revelasse a identidade do sucessor de Mário Centeno no final da semana passada. Por um lado, poderá estar em causa o facto de o Negócios ter avançado com uma data e com informação sobre a recusa do ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar, que terá já aceitado um lugar noutra instituição, após deixar o Fundo Monetário Internacional, em novembro. Por outro lado, poderão estar em causa recusas às abordagens levadas a cabo pelo ministro das Finanças, Miranda Sarmento, em articulação com o primeiro-ministro. O Negócios sabe que houve convites rejeitados.
Na mesma entrevista à Antena 1, Luís Montenegro disse ainda esperar a viabilização do Orçamento do Estado pelo PS e Chega.
Mais lidas