Maioria dos portuenses acha que Moreira governa melhor que Rio
A maior parte dos eleitores do Porto (47,2%) considera que o Executivo liderado por Rui Moreira está a actuar melhor em comparação com o que se passava no anterior mandato protagonizado por Rui Rio, segundo uma sondagem da Aximage para o Negócios.
PUB
Este estudo de opinião mostra, por outro lado, que um em cada quatro inquiridos não encontra diferenças entre o trabalho do autarca eleito como independente, embora apoiado formalmente pelo CDS-PP, e o realizado pelo social-democrata que governou a cidade durante 12 anos. Já para 16,9%, Moreira está a actuar pior do que o seu antecessor.
PUB
O comparativo favorável ao líder do movimento "O Nosso Partido é o Porto" acaba por reflectir a nota positiva (13 valores, numa escala de 0 a 20) que lhe é dada pelo eleitorado, assim como o apoio popular ao trabalho realizado nos Paços do Concelho desde 2013. Quase metade (47,4%) considera que este Executivo tem actuado bem ou muito bem e só 11% chumba o governo local.
PUB
PUB
Face a estas avaliações não surpreende que Rui Moreira surja destacado nas intenções de voto para as eleições de 1 de Outubro. O inquérito da Aximage, feito entre 16 e 19 de Setembro, mostra que a grande dúvida para a noite eleitoral na cidade reside na atribuição do 13.º e último mandato, que "está dependente do sentido de abstenção e do voto dos indecisos" e em disputa com o PS e com o Bloco de Esquerda.
PUB
Se o vereador "cair" para o movimento dos independentes, o ex-presidente da Associação Comercial do Porto vence com maioria absoluta esta votação em que a abstenção deve rondar os 49%, um ponto acima da verificada em 2013. O socialista Manuel Pizarro aparece com metade das intenções de voto (20,8%), os 11,8% de Álvaro Almeida (PSD) estão já mais próximos da CDU – Ilda Figueiredo, com 8,9%, tem a vereação garantida –, enquanto João Teixeira Lopes (5,3%) pode ser o primeiro vereador bloquista no município portuense.
PUB
Ficha técnica
PUB
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais do Porto com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel. Amostra: aleatória e estratificada (freguesia, sexo, idade, escolaridade e voto autárquico) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 600 entrevistas efectivas: 261 a homens e 339 a mulheres. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 16 e 19 de Setembro de 2017, com uma taxa de resposta de 78,9%. Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" – a 95% - de 4,00%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.
Saber mais sobre...
Saber mais Política eleições autárquicas Porto sondagem Aximage Rui Moreira Rui Rio Manuel Pizarro Álvaro Almeida Ilda Figueiredo Teixeira LopesAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda