"Nós somos, objetivamente, os vencedores", diz Montenegro
"Nós somos, objetivamente, os vencedores" das Autárquicas. Foi desta forma que Luís Montenegro viu os resultados desta noite eleitoral, salientando não só a conquista do maior número de autarquias e de freguesias como as das maiores câmaras municipais, com destaque para Lisboa e para o Porto.
"Em nome do partido que teve mais votos, mais mandatos, mais presidentes de câmara municipal, mais presidentes de juntas de freguesias", o presidente do PSD fez um "profundo agradecimento aos portugueses".
PUB
Num escrutínio que contou com um "bom índice de participação no seu direito de escolha dos autarcas", Montenegro salientou a "vitória histórica nos cinco maiores concelhos do país". "Vencemos as eleições em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Sintra, em Cascais", atirou.
O PSD está agora em "condições de liderar a associação nacional de freguesias e a associação nacional de municípios". Questionado sobre quem poderá ser apontado para liderar a associação nacional de municípios, Montenegro disse que "quem vais escolher o presidente serão os presidentes de câmara".
"Somos o maior partido português nas freguesias, nas autarquias e na Assembleia da República. Mas isto é apenas instrumental", disse Montenegro. "Estamos aqui para utilizar a confiança do povo para a traduzir em mais bem-estar e qualidade de vida", rematou.
PUB
Os "resultados expressam uma situação de equilíbrio. Há um conjunto significativo de concelhos onde ficámos a escassas centenas de votos de os conquistar", sendo que também houve outras em que o PSD venceu pela margem mínima.
"Tivemos alguns surpresas menos agradáveis, faz parte. Mas tivemos muito mais o reconhecimento de vitórias, mais do que qualquer outra força política", salientou Montenegro.
PUB
O líder do PSD foi questionado sobre a governabilidade de algumas das autarquias do país em que os mandatos conquistados vão forçar a negociação com outros partidos. E Montenegro desvalorizou a necessidade de ter de haver diálogo com o Chega.
"O nosso principio é que os autarcas eleitos terão de assuimir responsabilidade", disse, slaientando que "os que venceram, terão de dialogar" com as restantes forças políticas na prossecução das políticas que considerarem melhores para os munícipes.
PUB
Questionado sobre o diálogo com o Chega, o líder do PSD diz que "é um partido com representação no parlamento nacional, nos regionais, em várias autarquias. Terá de assumir as suas responsabilidades". E lembrou que "não é só o PSD que tem de responder a essa pergunta".
Saber mais sobre...
Saber mais Política Parlamento Luís Montenegro Partido Social Democrata Lisboa Porto CHEGA Sintra BragaMais lidas
O Negócios recomenda