Onde vão votar os líderes partidários e o Presidente?
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se a Celorico de Basto, Braga, para votar no concelho onde tem raízes familiares e a cuja Assembleia Municipal presidiu por 12 anos.
Marcelo Rebelo de Sousa exerce o seu direito de voto pelas 12:30 na freguesia de Molares, Celorico de Basto, concelho pelo qual foi eleito presidente da Assembleia Municipal em 1997 e onde apresentou a candidatura presidencial, em 2015.
PUB
O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, vota no concelho onde reside, Sintra, na sociedade recreativa de Fontanelas e Gouveia, São João das Lampas, às 09:30, indicou fonte do partido.
Entre os líderes dos partidos com assento parlamentar, a primeira a votar foi a presidente do CDS-PP e candidata à Câmara Municipal de Lisboa, Assunção Cristas, às 08:45, numa secção de voto instalada na Escola Secundária do Restelo.
Assunção Cristas falou "de um dia longo", com "muitas horas para votar", sublinhando que muitos lutaram pelo direito de voto.
PUB
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vota às 11:00 na secção de voto n.º 7 instalada no Grupo Desportivo de Pirescoxe, na freguesia de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures.
À mesma hora, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, exerce o seu direito de voto na secção de voto instalada na Escola Secundária Stuart Carvalhais na freguesia de Massamá, concelho de Sintra, onde reside.
Pelas 10:30 vota a coordenadora do BE, Catarina Martins, na Escola Secundária Almeida Garret, na freguesia de Mafamude, em Vila Nova de Gaia.
PUB
O deputado e porta-voz do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), André Silva, vota na secção de voto n.º 7 na Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, Lisboa, às 14:00.
As urnas de voto abrem às 08:00 e fecham às 19:00. Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram 60 minutos depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
Cerca de 9,4 milhões de eleitores são chamados a votar para escolher os autarcas de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.091 juntas de freguesia.
PUB
Esta é a 12.ª vez que os portugueses vão eleger os seus autarcas em 43 anos de democracia.
Mais lidas
O Negócios recomenda