Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

All I want for Christmas is... you!

23.12.2021

Sendo Portugal um país de pequena dimensão, não vejo porque não possa o Estado investir - mesmo que não de controlo - em empresas que extravasam as suas fronteiras. Certamente um estímulo a boas práticas de governança corporativa e, em época natalícia, pela felicidade dos contribuintes!

A tradição já não é o que era

15.12.2021

À maneira da “geração Uber”, os entrantes desafiam o quadro regulatório instituído e contam com o apoio popular - leia-se dos consumidores - à bondade das suas ofertas e desafiam os incumbentes.

Sobre o rendimento, ou a previsível falta dele

08.12.2021

Se as taxas de juro regressassem momentaneamente aos níveis de há pouco mais de 5 anos, a prestação média aumentaria quase 32 euros, ou seja, um acréscimo superior a 12%. Vale a pena colocar este número em perspetiva.

Uma utopia empresarial

22.11.2021

A repartição resulta da negociação do possível, não do desejável, e a insatisfação com a solução é apenas o espelho do fraco compromisso de todas as partes para com o futuro da empresa.

Este país não é para jovens

09.11.2021

A taxa de desemprego teima em quedar-se nuns excessivos 24%, quando o número de jovens que procura o mercado de trabalho se exibe em queda. Contudo, entre adultos, a taxa de desemprego ronda pouco mais de 6% e regista decréscimos assinaláveis, revelando a criação de empregos neste escalão.

Com Costa à vista

21.10.2021

Sem escamotear o problema, é difícil o debate orçamental português, porque mais que a magnitude dos gastos e a sua divisão a contento dos que estão hoje presentes, temos de assegurar a sustentabilidade para os que se seguem.

O Governo nas empresas

29.09.2021

Não apenas os modelos de governação são inadequados para responsabilizar os administradores, como lhes retiram instrumentos cruciais para operar num mundo competitivo.

Quadratura do círculo

22.09.2021

Socialmente, a transição energética nunca se fará sem custos e sem impacto sobre o estilo de vida. É um facto que os preços terão de aumentar, porque se oneramos as fontes fósseis pelos efeitos prejudiciais, o consumidor terá de pagar a fatura.

Os fragilistas

15.09.2021

Confiar cegamente no Estado e na sua capacidade de fazer uma eficiente alocação de recursos e uma justa distribuição de rendimentos é ignorar que vivemos num mundo carregado de riscos e incertezas.

“Lost in translation”

19.08.2021

Estamos perante um jornalismo sem espírito crítico, ou simplesmente relé comunicacional? Talvez, também, resida aqui o desaparecimento do debate crítico - essencial à democracia - e a verdadeira crise dos media!

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio