pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

As tendências regulatórias aprofundam a rivalidade – ingrediente básico da competição – sobrepondo-a à cooperação, fazendo com que os incentivos aos ganhos de eficiência sejam dominantes sobre os da eficácia.

Elevador empresarial

É tempo para identificar as fissuras do tecido social e marcar os temas para a agenda política que se segue, sem deixar ninguém e nenhuma parte do território para trás. É tempo para discutir o que realmente preocupa os cidadãos, a Polis!

A Polis

Para os economistas, a eventualidade de bloqueio no acesso a inputs essenciais (como a que se vive no SNS) desaconselha opções de externalização, evitando ficar na dependência de um mercado com poder negocial e contratual desequilibrados

Onde modernizar o Estado?

Sem negligenciar a sofisticação, o que há de comum nestas evoluções é a linguagem matemática — computacional — que reduz as expressões — na economia, os comportamentos — a atributos estatisticamente quantificáveis.

Sistemas linguísticos

Numa análise rápida, considerando a população de 2024 e o número de habitações em 2022 (ignorando a construção recente), estamos na presença de um excedente de 2 milhões de residências, com incidência variada pelo território nacional.

Mistérios

Privatizar nem sempre significa transferir integral e simultaneamente para a esfera privada e para a disciplina de mercado. Casos há em que a disciplina de mercado não é possível. Nestas situações, a venda tem restrições.

Quanto vale o controlo?

Quanto maior o ímpeto regulatório, maior a pressão do conservadorismo — inevitável, como resposta à contenção de riscos — e mais estreito o espaço de oportunidades em que procurar e propor novas respostas para problemas e preocupações do presente.

Inibidores

A investigação e o ensino superior em Portugal são – no que respeita ao financiamento e ao funcionamento – irmãos siameses. A opção orgânica – ditada e dominada pelas políticas públicas – liga umbilicalmente estas duas atividades, ao ponto de – por regra, porque há exceções – uma não (poder) existir sem a outra.

Modernização do ensino superior e da investigação?

Este ano, na primeira fase, o número de candidatos é inferior em 15% ao ano passado (menos 9 mil candidaturas).

O futuro invisível

Apesar do prémio Nobel da Economia atribuído a Kahneman, em 2002, continuamos a olhar para o problema com os olhos postos no século XIX… E o que estamos a viver é um “novo mundo novo”.

A mão invisível

O princípio da independência é de fácil enunciação, mas de difícil execução, porque a política monetária não é neutra do ponto de vista dos efeitos sobre a economia real, comprovados por ampla evidência empírica.

A causa das coisas

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio