pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O crescimento do mercado serve para moderar os aludidos efeitos da subida dos preços. Por isso, surpreende o alarme quanto às dificuldades no setor da restauração.

Empurrar com a barriga

Neste pântano mediático opinativo, é fácil o salto quântico e irrefletido para a exigência de responsabilidade política.

Atenção: pare, escute, olhe

A história da humanidade mostra o quanto a durabilidade dos Estados é incrivelmente longa, em processos adaptativos mais ou menos acidentados. Perante a vulnerabilidade, é preciso “re-humanizar” o Estado — “agente artificial” — e inverter o declínio da democracia!

Máquinas de guerra

O sucesso foi distinguido na imprensa internacional como caso de avanço e progresso. Comentava-se que no último ano a produção na economia teria crescido 2,4%.

A fábula

As tendências regulatórias aprofundam a rivalidade – ingrediente básico da competição – sobrepondo-a à cooperação, fazendo com que os incentivos aos ganhos de eficiência sejam dominantes sobre os da eficácia.

Elevador empresarial

É tempo para identificar as fissuras do tecido social e marcar os temas para a agenda política que se segue, sem deixar ninguém e nenhuma parte do território para trás. É tempo para discutir o que realmente preocupa os cidadãos, a Polis!

A Polis

Para os economistas, a eventualidade de bloqueio no acesso a inputs essenciais (como a que se vive no SNS) desaconselha opções de externalização, evitando ficar na dependência de um mercado com poder negocial e contratual desequilibrados

Onde modernizar o Estado?

Sem negligenciar a sofisticação, o que há de comum nestas evoluções é a linguagem matemática — computacional — que reduz as expressões — na economia, os comportamentos — a atributos estatisticamente quantificáveis.

Sistemas linguísticos

Numa análise rápida, considerando a população de 2024 e o número de habitações em 2022 (ignorando a construção recente), estamos na presença de um excedente de 2 milhões de residências, com incidência variada pelo território nacional.

Mistérios

Privatizar nem sempre significa transferir integral e simultaneamente para a esfera privada e para a disciplina de mercado. Casos há em que a disciplina de mercado não é possível. Nestas situações, a venda tem restrições.

Quanto vale o controlo?

Quanto maior o ímpeto regulatório, maior a pressão do conservadorismo — inevitável, como resposta à contenção de riscos — e mais estreito o espaço de oportunidades em que procurar e propor novas respostas para problemas e preocupações do presente.

Inibidores

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio