pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Este ano, na primeira fase, o número de candidatos é inferior em 15% ao ano passado (menos 9 mil candidaturas).

O futuro invisível

Apesar do prémio Nobel da Economia atribuído a Kahneman, em 2002, continuamos a olhar para o problema com os olhos postos no século XIX… E o que estamos a viver é um “novo mundo novo”.

A mão invisível

O princípio da independência é de fácil enunciação, mas de difícil execução, porque a política monetária não é neutra do ponto de vista dos efeitos sobre a economia real, comprovados por ampla evidência empírica.

A causa das coisas

São tempos conturbados, em que a política está debruçada sobre o seu umbigo, em manobras táticas de constituição de maiorias e de distribuição de poder.

Intervenção política direta

Temos um problema crónico, discutimos demasiado os meios e quase nunca os fins. Idealmente, a bondade das soluções balanceia esforços e benefícios, individuais e coletivos.

Entre os meios e os fins

Portugal é expoente do culto das pequenas e médias empresas — tradição assumida da Europa mediterrânica — que fomenta e potencia o empreendedorismo individual, mas que trava a ambição do crescimento, da escala e da sofisticação dos rendimentos de trabalho que lhes está associado.

Portugal dos pequeninos

Em países com dimensão significativa, os preços sobem menos que o valor da tarifa aplicada, não esquecendo que a restrição traz receitas fiscais não "despiciendas" para o Estado importador. Dependendo da oferta e da procura, os consumidores não são os únicos a suportar o encargo.

"Mutatis Mutandis"

Nem sempre o exercício da escolha individual leva a sociedade a alcançar um equilíbrio coletivo desejável e sustentável. Na realidade, os mercados são incompletos e imperfeitos.

Pum, pum... Queijo, queijo

Economicamente falando, estamos muito para além do terreno do risco e, no horizonte da esperança, pisamos irrefletidamente o desconhecido da incerteza.

Sei que não vou por aí

O que importa no fim do dia não é a consistência entre a resposta e a decisão. O que realmente determina é a maneira como se chega à ação.

Máquinas de inteligência artificial

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio