Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Complexo e perplexo!

24.11.2022

A receita tributária é gerida taticamente. A diversidade de impostos e de taxas é parente próximo das estratégias comerciais das empresas privadas, que diferenciam o produto e o seu preço, para extrair o máximo de valor da sua procura cativa.

Tempestivamente

13.10.2022

É na taxa de juro que os efeitos são mais devastadores para as famílias, especialmente para quem contraiu empréstimos e se vê confrontado com prestações mensais que teimam em crescer exponencialmente por cada variação de ponto percentual nas taxas.

Deus ex-machina

22.09.2022

O tema da equidade social é distinto e só tangencialmente se relaciona com os mercados: por via do poder conferido a cada um para pronunciar as suas vontades e as suas escolhas, ou seja, participar livremente nos mercados. 

Against expectations

25.08.2022

Na procura de culpados pela escalada de preços, a especulação surge como justificação prioritária.

Aprendizes de feiticeiro

14.07.2022

Quando as fragilidades sociais latentes e a preocupação com convulsões dominam o sentido das decisões governamentais, a resposta parece acalmar os espíritos, porque propõe uma redistribuição mais equitativa.

Neorrealismo

22.06.2022

É fingir não ver as razões de fundo que subjazem à onda, como a procura de condições de vida e de trabalho mais condicentes com a qualificação profissional dos indivíduos, denunciando também a exiguidade do conjunto de oportunidades do país em que nasceram.

Nem só de preços vive o mercado

21.04.2022

Contrariamente ao que é usual pensar-se, os preços não são os únicos, nem os mais importantes, disciplinadores do comportamento empresarial.

Mudar para pior?

06.04.2022

Queixam-se os presidentes de Câmara que os recursos são insuficientes e que, por isso, poderemos assistir a uma deterioração das condições de ensino.

Cadeias de reação...

28.03.2022

A inflação pode ser temporária, mas o rearranjo nos preços dos bens e na redistribuição do poder de compra será estrutural.

Anormalidades...

09.03.2022

Perante a carestia e a opinião pública, é razoável usar o mesmo argumento, descendo o IVA no exato montante em que a receita fiscal destes produtos aumenta?

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio