Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Partido de Erdogan perdeu maioria absoluta, avançam televisões turcas

O partido do Presidente islamita-conservador turco Recep Tayyip Erdogan perdeu este domingo a maioria absoluta que detinha no parlamento há 13 anos, segundo números divulgados pelas televisões turcas.

Lusa 07 de Junho de 2015 às 19:26
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Segundo dados divulgados pelas televisões ao início da noite, com base na contagem de 70% dos votos, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) figura em primeiro lugar mas apenas com pouco mais de 43% dos votos, correspondentes a 267 do total de 550 deputados do parlamento, o que o obriga a formar governo de coligação.

 

A formação pró-curda Partido Democrático do Povo (HDP) conseguiu ultrapassar os 10% de votos necessários para entrar na Assembleia Nacional, devendo eleger pelo menos 70 deputados.

 

Os dois outros principais concorrentes do partido do poder, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) e o Partido de Acção Nacionalista (MHP, direita) deverão obter 24% e 17% dos votos, correspondentes a 124 e 85 lugares, respectivamente.

 

As eleições de hoje eram consideradas as mais incertas desde 2002 e à partida os observadores aventavam a possibilidade de o AKP perder a maioria absoluta garantida em anteriores escrutínios.

 

Cerca de 54 milhões de eleitores turcos estavam inscritos para votar.

Ver comentários
Saber mais Recep Tayyip Erdogan política Turquia
Outras Notícias