pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PS e PSD caem nas intenções de voto

As intenções de votos no PS e PSD caíram, de acordo com uma sondagem da Eurosondagem, publicada na semana em que o partido liderado por Rui Rio levou ao Parlamento os nomes de ex-responsáveis socialistas, Pinho e Sócrates, no âmbito das acusações que enfrentam na Justiça. Quase todos os restantes partidos sobem.

Antonio costa rui rio belem
Antonio costa rui rio belem Lusa
11 de Maio de 2018 às 19:39

O partido liderado por António Costa continua a conquistar a maior fatia de eleitores, mas acaba de ficar um pouco menor, revela a sondagem feita pela Eurosondagem para o Expresso e SIC. Caiu 0,5% para os 41%. Também a popularidade do primeiro-ministro sai enfraquecida em 0,7%.

 

Mas se PS e PSD politicamente se opõem, nas quedas de popularidade estão juntos e o PSD recua 0,4% na preferência dos votantes, ficando-se pelos 28%. Rui Rio cai exactamente na mesma medida do chefe do Executivo português, 0,7%.

A sondagem foi realizada entre os dias 3 e 9 de Maio. Neste período a polémica em torno dos casos José Sócrates e Manuel Pinho marcou a agenda, tendo, inclusivamente sido um dos temas abordados pelo PSD no debate quinzenal, que decorreu no dia 9.

Em sentido contrário avançam os restantes partidos, com excepção do PAN. O Bloco de Esquerda colhe mais 0,3% das intenções de voto, o CDU mais 0,2% e o CDS mais 0,4%. Entre os partidos com menos representatividade, só o PAN cai 0,1%.

Apesar da evolução positiva do CDS, BE e CDU, os respectivos líderes não acompanham. Catarina Martins desce 0,6% na popularidade, sendo a menos popular, Jerónimo de Sousa cai 0,7%. Já Assunção Cristas, apesar de continuar à frente dos opositores de esqueda, regista a quebra mais expressiva: 1,7%.  

Ver comentários
Publicidade
C•Studio