Montenegro tem formação de Governo "em curso" e admite tomada de posse esta semana
O primeiro-ministro indigitado admite que a tomada de posse pode ocorrer nos próximos dias. O Presidente da República já disse que espera dar posse ao novo Executivo até 10 de junho.
O primeiro-ministro indigitado garante que o processo de formação de Governo "está em curso", e assegura que está preparado para uma legislatura de quatro anos, avisando que tem "coração de trepador", adequada aos altos e baixos da governação.
Luís Montenegro deu este domingo o tiro de partida para o Bike Tour Lisboa/Oeiras 2025, um passeio ciclístico que liga a Praça do Comércio a Oeiras, e foi questionado se tem pedalada para uma legislatura de quatro anos.
"Tenho certeza que sim, é uma corrida longa, feita de várias etapas, e etapas que umas vezes são mais planas, mais - como se diz no ciclismo - para roladores, e outras vezes têm mais altos e baixos, são mais para trepadores, portanto para aqueles que têm a resistência forte, que têm um batimento cardíaco mais baixo. Este é o meu caso, eu tenho uma pulsação de trepador", afirmou.
Montenegro detalhou que a sua pulsação "não chega aos 50 batimentos por minuto", e que os seus médicos "ainda hoje dizem que é uma pulsação muito adequada àqueles que trepam montanhas".
O primeiro-ministro indigitado afirmou que esta será "uma semana sempre exigente", admitindo que a posse do Governo possa ocorrer nos próximos dias, como afirmou no sábado o Presidente da República.
"Nós vamos ainda proceder à escolha dos membros do Governo, isso ainda não está feito", disse Luís Montenegro.
Já à pergunta se ainda não há convites feitos, respondeu: "Está em curso, está em curso".
Marcelo Rebelo de Sousa indicou que espera dar posse a todo o Governo antes do 10 de junho, seja numa posse conjunta ou em dois momentos separados, manifestando-se otimista quanto à disponibilidade das oposições para assegurarem a estabilidade.
Mais lidas