Extrema-direita europeia felicita segunda volta de Ventura
Vários líderes da extrema-direita deram esta noite os parabéns ao líder do Chega por ter alcançado votos que permitem ir à segunda volta das presidenciais.
- 1
- ...
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, deu os parabéns a André Ventura esta noite por “ter chegado à segunda volta das eleições presidenciais”.
Na rede social X, o governante acrescentou que “o povo português enviou uma mensagem clara: os patriotas por toda a Europa estão em ascensão. Força na segunda volta!”.
Na mesma rede social, o líder da União Nacional, o francês Jordan Bardella, também felicitou o presidente do Chega, escrevendo que há "esperança para Portugal”.
Geert Wilders, líder do Partido da Liberdade (PVV) neerlandês, de extrema-direita, elogiou o "fantástico resultado" de André Ventura.
Ainda no X, o líder do partido nacionalista belga Vlaams Belang, Tom Van Grieken, partilhou uma mensagem em português: "Parabéns, André Ventura, pelo teu excelente resultado eleitoral! És um lutador com uma energia incrível! É mais do que nunca uma honra chamar-te amigo político. O Chega rompe com décadas da mesma política de esquerda em Portugal e dá aos portugueses finalmente esperança de verdadeira mudança. Uma política realmente diferente não vem dos velhos partidos, mas de partidos como o Chega e o Vlaams Belang! Sucesso na segunda volta!".
André Ventura conseguiu alcançar este domingo a segunda volta das eleições presidenciais. No discurso do final da noite, após os resultados finais, o líder do Chega afirmou: “Vamos liderar o espaço não socialista em Portugal”, acrescentando que “o país despertou apesar de tudo, de Norte a Sul”.
A “direita fragmentou-se como nunca, mas portugueses deram-nos a nós a liderança dessa direita", declarou perante os apoiantes.
Mais lidas