Falhas informáticas no SNS: Atualização da Nos na origem do problema, empresa diz que serviço está "normalizado"
Desde a madrugada desta quinta-feira que os sistemas informáticos em vários hospitais estão com falhas, o que impossibilitou mesmo a realização de exames e de prescrições médicas. A notícia foi avançada pela SIC Notícias.
Os problemas foram entretanto confirmados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), responsável por gerir os sistemas informáticos dos hospitais. "[O SPMS] Informa que a infraestrutura de comunicações dos cuidados de saúde primários e hospitalares – serviço fornecido pelo operador externo Nos está com constrangimentos", lê-se numa nota enviada à imprensa.
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"Estes constrangimentos resultam de uma atualização realizada pela Nos no software da Rede Informática da Saúde (RIS), que provocou instabilidades nos sistemas de informação afetando alguns sistemas de apoio dos cuidados de saúde, nomeadamente, na Prescrição Electrónica Médica (PEM)", adianta ainda os SPMS.
As equipas da entidade responsável pela gestão dos sistemas informáticos dos hospitais já estão, juntamente com a operadora de telecomunicações, a resolver as falhas identificadas, "prevendo-se que os serviços retornem à normalidade ainda durante a manhã".
Contactada pelo Negócios, a Nos confirmou a existência de problemas na atualização e adianta que os mesmos ficaram resolvidos pelas 9:30 horas desta manhã.
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"A Nos confirma que se verificou alguma instabilidade no sistema informático interno do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta instabilidade teve origem na atualização do software e assim que a causa foi identificada, a situação foi imediatamente resolvida, estando o serviço normalizado desde as 09:30 horas da manhã", segundo fonte da operadora de telecomunicações.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Joana Bordalo e Sá, confirmou ao Negócios que pelas 09:30 horas de quinta-feira o sistema começou a recuperar, "mas com muitos soluços". "Ainda há falhas a nível da prescrição eletrónica", adianta.
A porta-voz da FNAM destaca também que a lentidão nos sistemas começou já na quarta-feira, mas que a indisponibilidade aconteceu a partir da madrugada desta quinta-feira. "Ainda foi algum tempo [com os sistemas indisponíveis]. Este tipo de situações nem sequer devia acontecer. Demonstra mais uma vez a fragilidade tecnológica do Sistema Nacional de Saúde", sublinha. "São sistemas frágeis, sem redundância e sem investimento", atira Joana Bordalo e Sá
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(Notícia atualizada às 10:35 horas com a confirmação da Nos, às 11:09 horas com a declaração da operadora e às 13:38 horas com declarações da presidente da FNAM)
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