Marcelo diz que soube de decisão sobre Infarmed quando Governo entendeu
Questionado sobre se a decisão lhe foi ou não comunicada antes de ser publicamente anunciada, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Todos soubemos na altura em que quem decidiu entendeu que devia ser sabido".
PUB
Segundo uma carta endereçada pela Presidência à comissão de trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, o Presidente da República tomou conhecimento da transferência da sede do Infarmed para o Porto apenas quando a decisão foi anunciada publicamente.
"Entendo que o Presidente da República não deve envolver-se numa questão que é administrativa", afirmou, referindo que se fosse um diploma que lhe chegasse às mãos para se pronunciar seria diferente.
PUB
"Sendo uma questão administrativa, é da competência do Governo", afirmou, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita à exposição "Germano Silva – O Porto no Coração", hoje inaugurada na Fundação Manuel António da Mota, no Porto.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que é "muito importante haver distanciamento a olhar para a realidade".
PUB
Esse distanciamento, sublinhou, ultrapassará "a reacção imediata que existe em relação àquilo que é decidido ou anunciado".
O ministro da Saúde reafirmou hoje que a intenção de transferir a sede do Infarmed para o Porto já estava definida "há muito tempo", adiantando que o Governo não tinha de informar antecipadamente o Presidente da República desta decisão.
PUB
"Eu reafirmo aquilo que o senhor primeiro-ministro disse e outros membros do Governo de que a decisão política, a intenção política, há muito tempo que está pensada e que está definida", disse Adalberto Campos Fernandes, em declarações à margem de uma visita ao Hospital de Aveiro.
Questionado sobre o facto de o Presidente da República só ter tomado conhecimento da transferência da sede do Infarmed de Lisboa para o Porto apenas quando a decisão foi anunciada publicamente, o ministro referiu que o chefe de Estado "formalmente não teria de saber" desta decisão.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Infarmed Porto EMA Agência Europeia do Medicamento saúde Marcelo Rebelo de SousaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda