SNS vai poder contratar mais de mil médicos aposentados este ano
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai poder contratar mais de mil médicos aposentados, avança esta quinta-feira o Público. O despacho que vai permitir aquela que é a maior contratação de médicos de aposentados de sempre foi assinado esta semana pelo Ministério da Saúde, permitindo a abertura de "entre 1.050 e 1.070 vagas" para clínicos aposentados.
PUB
As vagas destinam-se às várias unidades locais de saúde (ULS) do país. Há uma quota-parte para a Direção Executiva do SNS alocar nos locais onde é mais necessário, num processo que tem de ser articulado entre as duas partes. Em causa está o regime transitório criado em 2010 para ajudar a aliviar o problema da escassez de médicos no SNS, mas que tem sido prolongado e cuja adesão tem vindo a aumentar.
Até novembro, o número de clínicos aposentados que se mantiveram em funções no SNS era de 716, segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Em 2022, a celebração de novos contratos de trabalho, bem como a sua renovação, não podia exceder os 427 clínicos aposentados e, em 2023, o limite máximo subiu para os 587.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais SNS médicos enfermeiros hospitais ACSS Administração Central do Sistema de Saúde reforma ULS aposentados unidades locais de saúdeMais lidas
O Negócios recomenda