pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Espanhola Atrys Health põe à venda hospital em Setúbal

O edifício, adquirido em construção na altura da compra da empresa Lenitudes pela cotada, está no mercado por 2,93 milhões.

D.R.
03 de Junho de 2025 às 12:26

Em novembro de 2020, a MCH Private Equity vendia a Lenitudes, um grupo de saúde especializado no diagnóstico e tratamento oncológico, à multinacional Atrys Health. Os cinco centros de oncologia e radioterapia, localizados em Braga, Porto, Santa Maria da Feira e Évora, passaram a ser controlados pela empresa cotada em bolsa, numa operação avaliada em cerca de 17 milhões de euros.

Quase cinco anos passados, a Atrys Health coloca agora à venda, por 2,93 milhões de euros, um dos edifícios hospitalares adquiridos em Portugal. O imóvel, que fica em Setúbal, estava ainda em construção na altura em que se firmou a compra da Lenitudes. A multinacional, de acordo com a informação avançada pelo El Economista, refere que a venda acontece pois o imóvel “não é estratégico para o seu negócio”. A empresa acrescenta: “A nossa atividade não consiste em construir nem gerir hospitais”.

Todavia, existem passivos associados ao edifício. Segundo o jornal espanhol, “a 31 de dezembro de 2024, essas dívidas ascendiam a 11 mil euros, enquanto um ano antes estavam nos 17 mil euros”. Sabe-se ainda que a empresa não contratou nem planeia contratar um consultor para o processo de venda.

Nos primeiros três meses de 2025, a empresa registou receitas de 57,2 milhões de euros, um aumento de 11,2% face ao primeiro trimestre do ano anterior. A área da prevenção faturou 21,9 milhões, enquanto o segmento oncológico registou o maior crescimento, com um aumento de 16,8%.

Durante o ano de 2024, a cotada reforçou em 27,1% o investimento em Investigação e Desenvolvimento, apostando no “desenvolvimento de sistemas de diagnóstico, plataformas de integração de dados clínicos e moleculares e novos biomarcadores”, segundo o diário económico espanhol. Ainda assim, foram cancelados cinco projetos em curso, nos quais já tinham sido investidos 11,3 milhões de euros.

Paralelamente, a Atrys Health tem vindo a trabalhar, em conjunto com o banco de investimento Alantra, na reestruturação de parte da sua dívida, avaliada em 150 milhões de euros e com vencimentos previstos para os próximos anos.

A portuguesa Lenitudes, agora integrada no grupo espanhol, mantém a sua principal unidade em Santa Maria da Feira, dedicada ao tratamento integral de doenças oncológicas. Possui ainda um centro de radioterapia em Évora, um centro de medicina molecular em Braga e no Porto, tal como um centro de diagnóstico por imagem e gastroenterologia na Invicta. Desde que passou a integrar a Atrys Health, oferece uma “gama completa de serviços em radiodiagnóstico, medicina nuclear, radioterapia, quimioterapia e outros serviços de oncologia clínica”. A empresa afirma já ter realizado mais de 100 mil atos médicos.

*Notícia editada por Inês Santinhos Gonçalves

Ver comentários
Publicidade
C•Studio