Saúde Farmacêutica Abbott compra Alere por 5.300 milhões

Farmacêutica Abbott compra Alere por 5.300 milhões

O negócio vai permitir à Abbott tornar-se líder mundial no diagnóstico médico em contexto de tratamento, anunciou a empresa. Os títulos da Alere disparam mais de 40% em Nova Iorque depois de conhecida a venda.
A carregar o vídeo ...
Paulo Zacarias Gomes 01 de fevereiro de 2016 às 15:01

A farmacêutica norte-americana Abbott anunciou esta segunda-feira a compra da empresa de diagnósticos Alere, um negócio avaliado em 5.800 milhões de dólares (5.300 milhões de euros) e que deverá tornar a Abbott em líder mundial de diagnósticos em ambiente de tratamento na área da saúde.

Segundo a empresa, a compra levará a facturação deste segmento de actividade a mais de 6.430 milhões de euros, além de permitir a entrada da companhia em novos canais e zonas geográficas.

Depois de aprovada pelas administrações das duas empresas, a venda terá ainda de ter luz verde dos accionistas da Alere. Com a transacção, propõe-se que cada accionista desta companhia receba 56 dólares (51,45 euros) por título no momento de fecho do negócio, tornando-se aquela empresa numa subsidiária da Abbott.

A compra permitirá aumentar o leque de serviços prestados a meios de diagnósticos de doenças infecciosas, além de testes moleculares, cardiometabólicos e de toxicologia, para uso tanto em laboratório como através de testes rápidos. O negócio de diagnósticos realizados em ambiente de tratamento movimenta, por ano, cerca de cinco mil milhões de euros, de acordo com o comunicado divulgado pela Abbott.

Mais de metade do negócio da Alere, que facturou no ano passado 2.290 milhões de euros, tem lugar nos EUA. Em todo o mundo, a empresa que agora é comprada pela Abbott tem 10 mil empregados. A Abbott facturou 4.220 milhões de euros em 2015 no negócio de meios de diagnóstico e emprega, no total, cerca de 74 mil pessoas em todo o mundo.

Em 2019 a combinação entre as duas empresas deverá resultar em sinergias de 459 milhões de euros antes de impostos, prevendo-se que aumente a partir daí.

Os títulos da Abbott cedem 1,59% para 37,25 dólares enquanto as da Alere disparam 44,54% para 53,77 dólares depois de conhecido o negócio.





pub

Marketing Automation certified by E-GOI