A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fundação Gates atribui 360 mil euros a equipa de Miguel Soares

A equipa de investigação de Miguel Soares foi seleccionada pela Fundação Bill e Melinda Gates para receber 364 mil euros nos próximos dois anos para ajudar a descobrir uma nova vacina contra a malária.

Vítor Mota/Cofina Media
Rita Faria afaria@negocios.pt 26 de Julho de 2016 às 16:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O grupo de investigadores liderado por Miguel Soares (na foto ao centro), do Instituto Gulbenkian de Ciência, foi escolhido pela Fundação Bill e Melinda Gates para ajudar a descobrir uma vacina contra a malária.

Para tal, a equipa vai receber 400 mil dólares (cerca de 364 mil euros) para avaliar se uma molécula específica de um açúcar que é produzido pelo parasita Plasmodium, agente responsável pela malária, deve ser incluída numa nova vacina contra a doença infecciosa, informa o Instituto Gulbenkian de Ciência em comunicado.

Esta é a segunda vez que o Miguel Soares e a sua equipa de investigação são reconhecidos pela Fundação Gates, que tem o objectivo de acabar com a malária no mundo até 2020.

"Para atingir esta meta, a fundação promove iniciativas altamente competitivas em que os cientistas propõem formas ousadas e pioneiras para encontrar uma vacina contra a malária", revela o comunicado.

Há menos de dois anos, a equipa de Miguel Soares descobriu que componentes específicos de bactérias residentes no intestino podem desencadear um mecanismo natural de defesa que bloqueia a transmissão de malária.

Este trabalho de investigação foi publicado na prestigiada revista científica Cell. Agora, a Fundação Bill e Melinda Gates convidou Miguel Soares para usar essas descobertas para ajudar a desenvolver uma vacina contra a doença.

O projecto será desenvolvido em colaboração com Henrique Silveira, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e a Malaria Vaccine Initiative (MVI). 

Ver comentários
Saber mais Miguel Soares Instituto Gulbenkian de Ciência Fundação Gates malária Bill Gates Melinda Gates
Mais lidas
Outras Notícias