Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Hospitais de Lisboa Central restringem visitas a doentes a uma pessoa por dia

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) decidiu esta terça-feira limitar as visitas aos doentes a uma pessoa/dia e disponibilizar informação útil aos profissionais, como proteção contra o novo coronavírus.

Miguel Baltazar/Neócios
Lusa 10 de Março de 2020 às 22:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Em comunicado, o CHULC, que agrupa os hospitais de São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e a Maternidade Alfredo da Costa, refere que estas e outras medidas constam do Plano de Contingência feito de acordo com recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e destinam-se a "acautelar a segurança, promover a continuidade da atividade da instituição e contribuir para as práticas de prevenção e controlo da infeção".

Assim, as visitas aos doentes internados são limitadas a apenas uma pessoa por dia e num período único entre as 12:30 e as 19:30.

Fora deste regime está o Hospital de Dona Estefânia e as unidades onde, pelas suas características, já não eram permitidas visitas.

Na Urgência Geral Polivalente, a funcionar no Hospital de S. José, os períodos de visita são restritos também a uma pessoa, entre as 10:30 e as 11:30.

Nos internamentos, as atividades das ligas dos hospitais e do voluntariado, em geral, ficam suspensas até nova avaliação, adianta o comunicado.

No que toca ao funcionamento interno, as reuniões de serviço apenas devem incluir o número de pessoas estritamente necessário e as atividades formativas estão suspensas.

Ficam igualmente suspensos os estágios e formação clínica de todos os estudantes com frequência no CHULC e não estão autorizadas comissões de serviço para atividades formativas externas até final de março.

Igualmente, não são permitidas visitas de entidades externas consideradas não essenciais e fica interdito o acesso de pessoas externas ao CHULC aos espaços internos de restauração.

Estas e outras medidas constam do Plano de Contingência do CHULC, entretanto aprovado e publicado.

Com vista a uma informação clara e fidedigna para os profissionais, foi criada uma página na Intranet do CHULC sobre a Covis-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Trata-se de uma área, frequentemente atualizada, com normas, circulares e fluxogramas internos e ainda 'links' orientações das autoridades de saúde, publicações científicas, vídeos pedagógicos, infografias e notícias várias.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Segundo a DGS, há ainda 667 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.
Ver comentários
Saber mais Dona Estefânia CHULC Lisboa Central Curry Cabral São José Santo António dos Capuchos Santa Marta Maternidade Alfredo da Costa Direção-Geral da Saúde DGS saúde
Outras Notícias