Saúde Portugal em 6.º lugar na lista dos países da UE onde as pessoas não vão aos médicos

Portugal em 6.º lugar na lista dos países da UE onde as pessoas não vão aos médicos

A Grécia é o país com maior taxa de pessoas que não conseguem pagar os cuidados médicos (8,3%).
Portugal em 6.º lugar na lista dos países da UE onde as pessoas não vão aos médicos
Lusa 11 de dezembro de 2019 às 15:48
Portugal está em sexto lugar na lista dos Estados-membros onde as pessoas não vão ao médico por falta de meios financeiros (1,6%), acima da média da União Europeia (UE 1,0%), segundo dados de 2018 hoje publicados pelo Eurostat.

A Grécia é o país com maior taxa de pessoas que não conseguem pagar os cuidados médicos (8,3%), seguindo-se a Letónia (4,2%), Roménia (3,4%), Itália (2,0%), Bélgica (1,7%), Portugal (1,6%), Bulgária (1,5%), Chipre (1,4%) e Polónia (1,1%).

No outro extremo da tabela estão a República Checa e a Finlândia (0,0%), seguida da Alemanha, Espanha, Malta, Holanda, Áustria, Eslovénia, Suécia e Reino Unido (0,1% cada).

O gabinete estatístico da UE regista que na União, 3,6% das pessoas disseram não ter recebido os cuidados médicos de que necessitavam, sendo a maior justificação a do preço (1,0%), seguindo-se a existência de listas de espera (0,9%), espera para ver se melhoram por si mesmas (0,6%) e alegado falta de tempo (0,3%).

Em Portugal, 0,6% das pessoas disseram ter preferido esperar por melhoras e 0,4% desistiram por causa das listas de espera.



Marketing Automation certified by E-GOI