Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo aprova aumento da idade da reforma

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o diploma que aumenta a idade de reforma na Segurança Social para os 66 anos. Governo criou salvaguardas de forma a proteger algumas pessoas, tal como acordado com os parceiros sociais.

A carregar o vídeo ...
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o diploma que estabelece o aumento da idade da reforma para os 66 anos. Mas há excepções, nomeadamente para quem já está reformado e para quem trabalha em áreas que impedem os trabalhadores de perlongarem a sua carreira contributiva, como o caso dos condutores de pesados. 

 

Pedro Mota Soares justificou a medida com o aumento da esperança média de vida, conjugado com a "preocupante" quebra demográfica.

 

"Temos cada vez menos activos para financiar cada vez mais pensionistas por, felizmente, cada vez mais anos", resumiu.

 

Com as alterações, a idade da reforma sobe para os 66 anos em 2014, aumentando de forma progressiva nas próximas décadas, em linha com a evolução da esperança média de vida.

 

"O que queremos fazer é completar a reforma de 2006 e na prática, com as alterações que hoje foram aprovadas, fazer um aumento de seis meses efectivo na idade de reforma", disse.

 

Actualmente, os pensionistas podem reformar-se aos 65 anos, mas se quiserem evitar um corte na pensão (que é determinado pelo factor de sustentabilidade) têm que trabalhar mais alguns meses.

 

A partir de agora, a idade da reforma sobe à medida que aumenta  esperança média de vida, o que significa que quem quiser reformar-se deixa de poder optar.

Ver comentários
Saber mais Conselho de Ministros Pedro Mota Soares reforma
Mais lidas
Outras Notícias