Governo pagou 30% dos apoios aos agricultores pelos incêndios do verão

O Governo criou um apoio excecional aos agricultores para compensação de prejuízos, mesmo que indocumentados, até 10.000 euros.
Empresas florestais pedem compensação por paragem devido aos incêndios rurais em Lisboa
Pedro Sarmento Costa / Lusa
Diana do Mar 11:07

O Governo anunciou, esta quarta-feira, que foram entregues mais de 11 milhões de euros em apoios aos agricultores do Norte e Centro afetados pelos incêndios de 2025 e cujos prejuízos não excederam os 10 mil euros, mas ainda há 70% das candidaturas com análise por concluir ou por pagar.

Ao todo, foram submetidas 8.775 candidaturas às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Centro, mas apenas 2.592 pagas, o que resulta numa taxa de execução de 29,5%.

PUB

Num comunicado conjunto, o Ministério da Agricultura e do Mar e o da Economia e Coesão Territorial detalha que à CCDR-Norte chegaram 4193 candidaturas de agricultores, das quais 2.533 com análise concluída e 1.565 já pagas, num valor superior a 7 milhões de euros. Já à CCDR-Centro foram apresentadas 4.582 candidaturas, tendo já sido concluídas 1.371 e pagas 1.027, num montante superior a 4 milhões de euros.

O Governo criou um apoio excecional aos agricultores para compensação de prejuízos, mesmo que indocumentados, cuja atribuição é precedida por uma vistoria conjunta dos técnicos dos municípios e das CCDR competentes.

São elegíveis prejuízos que se reportem a danos com animais, culturas anuais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos e espaços de apoio à atividade agrícola.

PUB

Portugal continental foi afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Pub
Pub
Pub