Lucros da Monsanto sobem 28,7% no trimestre

A multinacional das sementes e agroquímica encerrou o período de três meses até 28 de Fevereiro com um resultado líquido de 1.370 milhões de dólares, contra os 1.060 milhões registados no mesmo intervalo do ano anterior.
Paulo Zacarias Gomes 05 de Abril de 2017 às 13:56

A Monsanto, gigante de origem norte-americana da área das sementes e da agroquímica, fechou o trimestre terminado a 28 de Fevereiro com lucros de 1.370 milhões de dólares (1.283 milhões de euros à cotação actual), contra os 1.060 milhões registados um ano antes no mesmo período.

PUB

De acordo com os dados divulgados pela empresa esta quarta-feira, 5 de Abril, e citados pela Reuters, o resultado líquido da multinacional aumentou 28,7% nesse intervalo, a ser impulsionadas por uma forte procura por sementes de soja e de milho.

O valor por acção excluindo efeitos extraordinários (3,19 dólares) deste segundo trimestre fiscal ficou acima do esperado pelos 19 analistas sondados pela Bloomberg, que apontavam para 2,79 dólares por título. 

PUB

A agência noticiosa salienta o efeito sazonal deste trimestre, normalmente o melhor para as receitas da empresa, reflectindo as compras feitas por agricultores do hemisfério Norte que se preparam para a época de cultivo, a que se junta a procura de fim de época da América do Sul.

Actualmente em processo de aquisição pela alemã Bayer, o a empresa viu as receitas aumentarem 12% para 5.070 milhões de dólares (4.751 milhões de euros). A fusão entre as duas empresas é uma operação avaliada em 66 mil milhões de dólares e que ainda aguarda aprovação.

PUB

Os resultados da Monsanto surgem no dia em que é conhecida luz verde das autoridades norte-americanas e europeias a um outro mega-negócio na mesma área de actuação: a compra da suíça Syngenta por parte da China National Chemical.

A companhia encerrou a sessão desta terça-feira a valorizar 0,47% para 114,75 dólares por título em Nova Iorque e os futuros ensaiam em alta de 1,09% a negociação na sessão desta quarta-feira, antes da abertura dos mercados.

PUB
Pub
Pub
Pub