Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inter-Risco e Portugal Ventures vendem maior operador de armazenamento frigorífico do país

A Frissul e a Frigomato, concentradas na Cold Land, passam para as mãos do Agro Merchants, "líder global em soluções logísticas e armazenamento frigorífico."

DR
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 07 de Março de 2017 às 12:31

A sociedade de capital de risco pública Portugal Ventures e o private equity Inter-Risco venderam a Cold Land SGPS, o maior operador nacional de armazenamento frigorífico do país, à Agro Merchants, que assim se torna num dos maiores players deste sector a nível ibérico.


De acordo com um comunicado, com a transacção as empresas Frissul e Frigomato, concentradas na Cold Land, passam para as mãos do Agro Merchants, "líder global em soluções logísticas e armazenamento frigorífico."

Em conjunto, as instalações da Frissul e da Frigomato, com instalações no Carregado e, a Norte, em Aveleda e Aguda, oferecem 303.200 metros cúbicos de capacidade de armazenagem. Afonso Almeida, o actual CEO da Cold Land, vai manter-se na liderança da empresa em Portugal, tal como a actual equipa de gestão.

O valor da venda não foi revelado devido a questões de confidencialidade entre as partes. Ao Negócios, Rui Branquinho, partner da Inter-Risco, avançou apenas que o montante envolvido na alienação foi "muito interessante para a Inter-Risco e para os seus investidores."

A saída da empresa deu-se nove anos depois do investimento, feito em 2008 em sindicato com a então Inovcapital, actual Portugal Ventures. Em 2013 a Frissul comprou a Frigomato. Dois anos depois, as duas empresas facturavam cerca de 18,8 milhões de euros.

A Inter-Risco chegou ao fim do período de investimento do seu principal fundo em 2016. Com mais de 100 aquisições realizadas, tem investimentos em carteira na área dos centros de inspecção automóvel (Mastertest), ambiente (Sotkon), cafés (NewCofee), medicina veterinária (OneVet), hotelaria (Stay Hotels), engenharia (Mecwide), e empresas como a ENC Energy, Moneris e Expressglass, empregando cerca de duas mil pessoas.

Com 130 milhões de euros sob gestão, a partir do segundo semestre deste ano o private equity vai começar a promoção do seu terceiro fundo de capital de risco, com um objectivo de reunir 100 milhões de euros.

A Agro Merchants tem 60 instalações em 10 países na Europa, América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico e tem crescido através da aquisição e parceria com empresas familiares. No ano passado,  comprou a APC em Espanha, empresa com duas instalações em Barcelona, tendo ainda expandido o armazém localizado em Algeciras.

Ver comentários
Saber mais Portugal Ventures Carregado Inter-Risco Cold Land Rui Branquinho economia negócios e finanças Espanha macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio