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“Garrote” das cativações trava promoção dos vinhos do Douro

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) não depende do OE, mas está sujeito a cativações. Das verbas destinadas à promoção ficaram por gastar 2,5 milhões de euros desde 2021.

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douro, vinho, vinha Ricardo Palma Veiga
20 de Novembro de 2023 às 09:00
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Devido ao “garrote” das cativações do Ministério das Finanças, todos os anos, há verbas do orçamento do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto destinadas à promoção e internacionalização que ficam por gastar. Segundo dados facultados ao Negócios por Nuno Borges, membro do Conselho Interprofissional do IVDP (em representação da produção), a taxa de execução em 2021 foi de 50%, ou seja, ficaram por gastar 1,25 milhões de euros; em 2022 correspondeu a 65%, deixando “pendurados” 805 mil euros e, à luz das estimativas, este ano rondará os 80%, o que significa que há sensivelmente 460 mil euros que não vão ser usados.

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