Anacom terá de pagar cinco milhões em juros aos operadores por causa de disputas judiciais
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) prevê ter de pagar aos operadores de telecomunicações cinco milhões de euros, em 2025, devido a processos judiciais sobre taxas de regulação, avança o Diário de Notícias esta quinta-feira. No entanto, o regulador assume que pode vir a perdê-las já durante o próximo ano.
PUB
Esta verba destina-se ao pagamento de juros indemnizatórios dos processos litigiosos no âmbito das taxas de regulação que a Anacom tem vindo a perder em tribunal e está inscrita no plano plurianual de atividades do regulador das comunicações para o triénio 2025-2027.
O regulador estima que, no exercício de 2025, muitos destes processos terminem igualmente com desfecho desfavorável para a Anacom, sendo assim necessário executar as sentenças judiciais e pagar os respetivos juros indemnizatórios.
PUB
No início de 2024, a entidade liderada por Sandra Maximiano tinha em curso 243 processos judiciais, sendo a "impugnação de liquidação" destas taxas, por parte dos operadores de telecomunicações, um dos principais motivos da litigância.
Saber mais sobre...
Saber mais Regulação Juros Serviços de telecomunicações Equipamentos de telecomunicação Autoridade Nacional de ComunicaçõesAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda