Cimpor disponível para alienar angolana Nova Cimangola

A Cimpor disse hoje que está disponível para alienar a sua posição na Nova Cimangola, depois de ter celebrado com o Estado Angolano um protocolo que tem por objectivo a resolução do litigio existente entre as partes no que diz respeito à cimenteira angola
Nuno Carregueiro 27 de Março de 2006 às 22:07

A Cimpor disse hoje que está disponível para alienar a sua posição na Nova Cimangola, depois de ter celebrado com o Estado Angolano um protocolo que tem por objectivo a resolução do litigio existente entre as partes no que diz respeito à cimenteira angolana.

O Estado angolano decidiu em 29 de Novembro de 2005, anular o protocolo celebrado com a Cimpor em 23 de Junho, também do ano passado, que definia os termos essenciais da relação entre as duas partes no âmbito da nova Cimangola, cimenteira detida em 51% por vários organismos e entidades da República Popular de Angola e em 49% pela Cimpor.

PUB

Depois de ter contestado esta anulação, a Cimpor diz agora que no âmbito do novo protocolo, «manifestou disponibilidade para alienar a totalidade da participação que indirectamente detém no capital social da Nova Cimangola, a favor do Estado Angolano ou de investidores Angolanos que sejam designados por este.

Em 8 de Novembro de 2004, a Cimpor investiu cerca de 52,5 milhões de euros (na altura, cerca de 68 milhões de dólares) para controlar 49% do capital da Nova Cimangola.

Segundo a Cimpor, abriu-se um período de cento e oitenta dias para negociar com o Estado Angolano, ou com as entidades por este designadas ou nomeadas, os termos e condições da alienação da participação referida.

PUB

«Durante o período de negociação, serão suspensos todos os procedimentos judiciais intentados pelas partes», sendo que «a Cimpor acredita que, por esta via negocial, será possível resolver o problema existente em termos adequados à defesa dos melhores interesses da Cimpor».

Pub
Pub
Pub