Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O custo da despesa pública

22.09.2022

A economia portuguesa precisa mesmo de um choque fiscal com redução de impostos para empresas e famílias, mas a pressão da despesa dificulta esse desejo. Enquanto os governos não domarem a máquina do Estado, a economia e os contribuintes vão estar sempre subjugados pelo monstro despesista e qualquer discussão sobre o assunto não passará de exercícios interessantes de jogos florais. 

Austeridade escondida na inflação

15.09.2022

O pacote anunciado por António Costa para as famílias não esconde o regresso de uma real austeridade escondida sob o efeito da inflação. Os cidadãos sofrem um brutal ataque ao poder de compra, que não é reposto na atualização dos salários ou das pensões.   

Choque na saúde

02.09.2022

Um episódio acidental acabou por provocar a demissão de Marta Temido do Ministério da Saúde. Os casos que se acumulavam, o caos nos serviços, o encerramento de urgências, revelam o estado a que chegou um dos serviços públicos que já foi de excelência e motivo de orgulho.

O diabo já anda à solta

26.08.2022

A inflação galopante já está a retirar poder de compra às famílias. A pressão nos custos energéticos, a escassez de gás e os efeitos da seca vão complicar ainda mais o cenário. Ainda há que contar com a subida de juros e o agravamento da despesa pública no próximo ano, num período em que há o risco de recessão.

A maldição dos delfins

19.08.2022

Do grupo dos eventuais delfins de António Costa no Governo, Fernando Medina é o mais recente a dar um tiro no pé com o episódio da contratação de Sérgio Figueiredo. O antigo jornalista desistiu do cargo e atenuou a polémica, mas esta tentativa de Medina de criar um ministro-sombra da Economia nas Finanças diz muito sobre o atual Governo.

Jobs for the boys

11.08.2022

O episódio da contratação de Sérgio Figueiredo para o Ministério das Finanças com um salário de ministro é um erro político do Governo, que prova que este país continua a estar nas mãos de grupos de amigos que trocam favores entre si. Enquanto isto, a carreira técnica do Estado definha.

O inverno está a chegar

14.07.2022

Portugal até é um inédito campeão europeu na subida do PIB em 2022 por causa do fulgor do turismo. Mas há muitas nuvens no horizonte. A canícula do verão não esconde as tempestades que se aproximam e que vão arrefecer a economia, a começar pela escalada de subida dos juros.

Cem dias sem chama

07.07.2022

Estranhamente, este Executivo de maioria absoluta começou com sinais de notória obsolescência. Do caos na saúde ao episódio dos aeroportos, não faltaram episódios lamentáveis. Se este padrão continuar, os próximos 1.550 dias podem ser penosos ou até encurtados pelo Presidente da República.

Casas caras e crise de habitação

01.07.2022

A taxa Euribor, indexante da maioria dos créditos à habitação, já antecipa as subidas dos juros do BCE, o que significa que este mês já há muitos milhares de famílias a pagar mais pela prestação mensal. Há risco de esta tendência altista arrefecer as loucas subidas no preço das casas, mas está cada vez mais difícil para os jovens terem acesso à habitação.

Saúde sem gestão

24.06.2022

No espaço público a narrativa da falta de recursos dominou a discussão sobre o caos no Serviço Nacional de Saúde. Mas o problema não é dinheiro, porque a despesa disparou mais de 50% em 10 anos. O défice é mesmo de qualidade de gestão.

Políticos impotentes contra inflação

08.06.2022

Parte da culpa da inflação galopante é das decisões políticas, nomeadamente as sanções ao petróleo russo que disparam a cotação do ouro negro, prejudicando as famílias e as empresas. Cheios de boas intenções face à Ucrânia, os políticos europeus não conseguem travar os efeitos da tempestade que semeiam.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio