Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A pressão dos professores

26.01.2023

Os professores têm peso político social em todo o país e estão a usar esse trunfo com uma ação de protesto que se prolonga no tempo de norte a sul. A pressão é grande, mas se o Governo ceder, abre o caminho para uma nova onda despesista no Estado, que a economia não consegue suportar a médio prazo.

Os riscos da corrupção

19.01.2023

Há uma cultura endémica em Portugal de nepotismo e corrupção que os 112 anos de República e os 48 anos de regime democrático não apagaram. E isto prejudica a confiança nas instituições e no país e contribui para o atraso económico.

Pressão sobre a classe média-alta

12.01.2023

A inflação quando sobe não é igual para todos, os pobres sofrem mais. Mas na subida de juros a classe social mais afetada é a média-alta, porque se endividou mais e comprou casas mais caras com o recurso aos empréstimos, no tempo em que a Euribor estava em valores negativos. E são estas famílias que não estavam habituadas a grandes dificuldades que este ano terão de alterar consumos.

Prata com menos valor

05.01.2023

Este Governo de maioria só tem nove meses, mas já sofreu tantos casos e mudou tantas caras, que o desgaste já parece de anos. A demissão de Pedro Nuno Santos é um rombo significativo. Agora já há legítimas dúvidas sobre se o Executivo cumprirá a legislatura.

Terramoto do paraquedas dourado 

29.12.2022

Poucos dias depois de António Costa ter proclamado numa entrevista "Habituem-se!", o Governo sofreu um grande abalo com o conhecimento de uma indemnização de 500 mil euros acordada em fevereiro a uma gestora demitida da TAP, que nove meses depois entrou no Governo para secretária de Estado do Tesouro.  Pedro Nuno Santos, o poderoso candidato a sucessor no cargo de secretário-geral do PS, demitiu-se. E agora alguém tem de dizer ao primeiro-ministro: "Habitue-se!"

Negligência e patos-bravos

15.12.2022

As cenas diluvianas que em menos de uma semana vimos duas vezes na região de Lisboa são resultado de décadas de incúria dos políticos decisores e da falta de respeito por planos de ordenamento. A cultura de lucros a curto prazo dos patos-bravos aliada à negligência dos autarcas  abriu caminho para o desastre.

Triste gestão de condomínio

08.12.2022

As famílias e empresas vivem tempos desafiantes. A inflação e a subida de juros constituem uma séria ameaça à estabilidade económica e o país parece estar condenado a mais uma longa estagnação. No entanto, a agenda política distrai-se com putativas revisões da constituição e debates sobre a eutanásia. Parece que estamos mesmo na hora da morte.

O fantasma do próximo Natal

02.12.2022

A inflação foi o maior pesadelo económico deste ano, contudo este choque vai manter-se em 2023. Mas enquanto este ano a economia assistiu a um importante crescimento, no próximo ano há sinais de forte travagem e centenas de milhares de famílias vão sofrer um agravamento da prestação mensal do crédito à habitação.

O terror da inflação e dos juros

24.11.2022

O Orçamento aprovado hoje contém um otimismo extemporâneo. As dúvidas sobre a guerra e o choque energético na Europa, aliadas à inflação persistente, vão condicionar a evolução do PIB. E além do agravamento dos preços, mais de 1 milhão de famílias vão sofrer com a subida da prestação mensal do crédito da casa.

O primeiro ataque com impacto a Costa

18.11.2022

As acusações do ex-governador do Banco de Portugal ao primeiro-ministro constituem o ataque mais grave desde que António Costa assumiu o cargo. Contudo, o Presidente da República desta vez apoiou o chefe do Governo. Mas a sucessão de casos pode contribuir para o desgaste político do executivo.

Falta política de habitação

10.11.2022

A subida dos juros torna ainda mais complicado o acesso dos jovens a uma habitação digna. Sem poder comprar casa e com as rendas a preços astronómicas. A única forma de ultrapassar este bloqueio que se traduz numa ameaça à estabilidade social e económica das famílias é com políticas públicas que aumentem a oferta a preços razoáveis.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio