Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A miragem da baixa de impostos

16.09.2021

A economia portuguesa precisa de menos impostos para crescer mais. As confederações patronais apresentaram um conjunto de propostas para o Orçamento que mereciam ser ouvidas. Mas o Governo de um Estado cada vez mais gastador, que tem o poder da distribuição dos milhões da bazuca, não vai dar ouvidos às sugestões. O truque político ilusório deste outono vai ser a mexida do IRS, que pode beneficiar alguns agregados familiares, mas não acaba com a colossal pressão fiscal.

Despesa pública sob pressão

03.09.2021

O anúncio de milhões de euros gastos pelo Estado é um truque político muito eficaz em Portugal. Os governantes anunciam despesas e a maioria dos cidadãos aplaude, mas esquecem-se de que no fim de contas quem paga a chuva de milhões dessas promessas são os contribuintes.

Deduções no IRS para a natalidade

27.08.2021

Portugal está a encolher a um ritmo acelerado. O incentivo à natalidade tem de ser uma prioridade política e a rama mais justa e eficaz é o aumento generoso das deduções com os filhos em sede de IRS.

Um Governo cristalizado

20.08.2021

A teimosia de Costa em segurar governantes, mesmo os que estão sob os holofotes da crítica, como Eduardo Cabrita, e outros ainda mais incapazes, prende-se com o facto de não encontrar alternativas seguras que possam ocupar os cargos.

Investir no ambiente sem pressão fiscal

12.08.2021

A pressão política para a descarbonização aumenta, mas há dois caminhos. Um é a pressão fiscal sobre os combustíveis e o consumo da energia, o que penaliza a economia. O outro é mais desafiante: a aposta na inovação e no desenvolvimento de modos eficientes de consumo de energia.

Novo Banco desnatado

15.07.2021

Na investigação Cartão Vermelho, confirma-se um assunto que já Luís Filipe Vieira tinha abordado na audição parlamentar do Novo Banco. O seu sócio e amigo “rei dos frangos” comprou os créditos da Imosteps por um sexto do valor.

Onda inflacionista na construção

08.07.2021

Os preços na construção estão a disparar, o que é um problema para a economia, para os investimentos do Estado e para os consumidores. Há debilidades estruturais que ajudam a explicar este fenómeno. O desequilíbrio entre a oferta e a procura abre a porta à entrada em força de empresas espanholas no mercado português.

Berardo e a história trágico-financeira

01.07.2021

O buraco do comendador deixado na Caixa Geral de Depósitos foi uma das razões que obrigaram à recente capitalização do banco público. Os bancos financiaram golpes especulativos e prejudicaram a economia portuguesa. Joe Berardo acabou por ser um chico-esperto que teve azar nos jogos do poder.

Bazuca sob escrutínio preventivo

24.06.2021

Não haverá segunda oportunidade para aproveitar bem o dinheiro dos fundos do PRR. É fundamental haver exigência, transparência e rigor na aplicação desses milhões. Se o país falhar no bom uso destes recursos, estaremos condenados a um agonizante empobrecimento.

Costa é o dono da bola

17.06.2021

O pingue-pongue entre Marcelo e Costa sobre o desconfinamento é um episódio que revela mudanças no tom da coabitação. Mas o primeiro-ministro não tem, por agora, muitas razões para se preocupar.

Os tigres de papel alavancados em dívida

10.06.2021

O descalabro da dinastia Espírito Santo foi uma tragédia que estamos a pagar a um preço muito alto. Mas houve um caldo de cultura do poder em Portugal que favoreceu a constituição de império que parecia sólido, mas que ruiu como um castelo de cartas.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio