Cultura agrupa teatros nacionais, Cinemateca e Companhia Nacional de Bailado
Cinemateca (que era instituto), Companhia Nacional de Bailado (que integrava a Opart), Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de São Carlos e Teatro Nacional São João serão transformadas em Empresas Públicas Empresariais (EPE), mas reunidas no Agrupamento Complementar de Empresas, lê-se no comunicado.
"Com esta reestruturação, obtém-se uma significativa redução do conjunto das administrações destas entidades, que passa dos actuais 12 para 7 cargos de administração", acrescenta o Governo, que afirma a necessidade destas entidades terem instrumentos de gestão flexíveis, mantendo a autonomia e identidade própria, "mas utilizando métodos comuns e partilhando serviços e recursos físicos numa lógica de maior eficiência e de criação de sinergias através da gestão integrada".
PUB
As áreas partilhadas, segundo fonte da secretaria de Estado da Cultura, citada pela Lusa, passam pela gestão patrimonial, gestão de recursos humanos e financeira, compras, logística, apoio jurídico, publicidade e comunicação, entre outros. A mesma fonte garante que o Agrupamento Complementar "permitirá reduzir em cerca de 180 mil euros os custos anuais relacionados com os cargos dirigentes, passando a contar com apenas sete administradores".
Mais lidas
O Negócios recomenda