EGF com 139,3 milhões de empréstimo garantidos pelo Estado
A EGF e um conjunto de empresas de resíduos urbanos garantiram, no ano passado, junto do BEI (Banco Europeu de Investimento) 139,3 milhões de euros por um período de 15 anos.
PUB
O empréstimo foi alterado no ano passado para 145 milhões de euros, mas entretanto foram pagos 5,675 milhões de euros. Ficaram 139,3 milhões de euros para pagar durante 15 anos. O Estado concedeu garantias, a uma taxa de 0,2%. O que significa que a EGF vai pagar por ano 278 mil euros, num total, durante 15 anos, de quatro milhões de euros ao Estado pela garantia.
O Mutuário do empréstimo do BEI é a EGF, mas o co-mutuário é a Águas de Portugal, sendo os beneficiários a Algar, Amarsul, Suldouro, Valorlis, Valnor e a Ersuc e servirá para financiar os objectivos de política ambiental definidos no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU II).
A EGF faz parte do grupo Águas de Portugal, mas o Governo já anunciou a intenção de a autonomizar e privatizá-la. A Águas de Portugal, por sua vez, será reestruturada e concessionada.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda