Merrill Lynch diz ter descoberto "irregularidade de trading"

A Merrill Lynch, adquirida recentemente pelo Bank of America, anunciou ter descoberto uma "irregularidade" durante uma avaliação das suas operações de "trading".
Carla Pedro 06 de Março de 2009 às 16:11

A casa de investimento informou os reguladores sobre uma discrepância em “determinadas posições de trading”, referiu a Merrill Lynch num comunicado divulgado hoje. A entidade financeira disse que está a colaborar com as autoridades na investigação deste caso.

A Merrill Lynch poderá ter perdido centenas de milhões de dólares em transacções cambiais e no mercado de derivados do crédito no ano passado, referia ontem o “The New York Times”. Essas perdas só foram perceptíveis quando os investidores do Bank of America aprovaram a sua compra, no valor de 33 mil milhões de dólares em Dezembro passado. Mais tarde, o Bank of America solicitou financiamento adicional ao governo.

PUB

O CEO do Bank of America, Kenneth Lewis, está a tentar “controlar” os operadores da Merrill, depois de as suas perdas quase terem levado ao colapso da casa de investimento, salientou o “The New York Times”. Mas “será sempre extremamente difícil fundir um banco de retalho como o Bank of American com um banco de investimento como a Merrill, porque as culturas de ambos são muito diferentes”, comentou à Bloomberg um analista da Atlantic Equities, Richard Staite.

Muitos dos executivos de topo da Merrill saíram da entidade depois da compra por parte do Bank of America, incluindo o seu ex-CEO John Thain.

Há três semanas, alguns funcionários de supervisão de risco descobriram que um operador cambial em Londres que tinha apresentado um lucro numa transacção no valor de 120 milhões de dólares no quarto trimestre... afinal tinha perdido uma elevada quantia, salienta o “The New York Times”, citando um executivo do Bank of America que pediu anonimato.

PUB

O jornal identificou o operador como sendo Alexis Stenfors, de 38 anos, que disse ao Bank of America que todo aquele caso era um “mal-entendido” e que está a colaborar na investigação. Stenfors é ainda funcionário da Merrill Lynch.

As autoridades reguladoras britânicas estão a analisar todas as transacções deste funcionário, referiu o mesmo jornal. Em Agosto último, o regulador dos mercados de capitais do Reino Unido avançou que iria investigar algumas casas de investimento e as suas práticas de fixação de preços, depois de ter descoberto avaliações “materialmente inadequadas”.

Pub
Pub
Pub