Moreira da Silva: “Bastam 10 anos para Portugal ser dos países mais ricos”

Presidente da Associação Business Roundtable Portugal insiste na eliminação da derrama estadual do IRC e na aposta do crescimento do país e da dimensão das empresas.
Moreira da Silva defende Portugal entre os países mais ricos em dez anos
José Gageiro / Movephoto
Hugo Neutel 30 de Junho de 2025 às 16:08

Portugal pode ser um dos países mais ricos da Europa no intervalo de dez anos, acredita a Associação Business Roundtable Portugal (BRP).

“Há 20 anos que não temos um sonho partilhado”, atirou o presidente da BRP na conferência que organiza nesta segunda-feira na Casa da Música, no Porto.

PUB

Carlos Moreira da Silva insiste que a criação de riqueza “é um imperativo de todos. É um bem público. Beneficia todos, muito além dos diretamente envolvidos”. O que passa, entre outros fatores, pela carga fiscal para famílias e empresas. “Temos de eliminar a derrama estadual de IRC”, insistiu, “e eliminar o tax wedge. Só assim poderemos sair da armadilha do salário mínimo”, atirou.

“Temos um enorme sentido de urgência”, afirmou o presidente da organização que junta mais de quatro dezenas de grandes empresas no país.

Para isso, o país deve melhorar a capacidade de gestão e de forma muito significativa a competitividade. “Não podemos continuar a fazer o que já sabemos fazer e que já nos paga o dia de hoje. Só assim poderemos ser exigentes com os outros”, entende Carlos Moreira da Silva.

PUB
Pub
Pub
Pub