Mota-Engil ganha contrato de construção de túnel imerso em São Paulo
A Mota-Engil venceu a corrida pela construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, que será o primeiro túnel imerso do Brasil e o maior da América Latina.
A empresa portuguesa derrotou a espanhola Acciona no leilão para escolher a concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos, que decorreu esta sexta-feira, com um valor estimado do investimento de quase 1,1 mil milhões de euros (6,8 mil milhões de reais).
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De acordo com a imprensa brasileira, a empresa portuguesa apresentou um desconto de 0,5% sobre o valor da concessão, enquanto a empresa espanhola não apresentou qualquer desconto nas propostas abertas na bolsa B3, de São Paulo.
Em abril, o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil e o governador de São Paulo visitaram três países europeus para apresentar esta obra inédita no país, num “roadshow” que começou em Portugal e passou ainda pela Dinamarca e Holanda, com visitas técnicas a obras semelhantes e reuniões com potenciais investidores, entre os quais a Mota-Engil.
A obra, que deverá ser concluída até 2030, está prevista, segundo o Governo brasileiro, há quase 100 anos e visa tornar as duas cidades mais próximas — hoje as deslocações por estrada demoram quase uma hora, sendo a outra opção a travessia por “ferry”. O túnel terá 1,5 quilómetros de extensão, dos quais 870 metros submersos, e vai permitir que a travessia entre Santos e Guarujá possa ser feita em menos de cinco minutos.
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Inicialmente o valor estimado do investimento era de cerca de 940 milhões de euros (menos de 6 mil milhões de reais), mas em junho foram feitos ajustes técnicos e operacionais elevando o montante a quase 1,1 mil milhões de euros.
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