Novartis aceita iniciar conversações com Aventis sobre possível fusão
A Novartis, maior farmacêutica suíça, acordou iniciar as negociações para comprar a sua congénere francesa Aventis, que, por sua vez está a tentar evitar a oferta pública de aquisição hostil (OPA) lançada pela também francesa Sanofi, no valor de 45 mil milhões de euros.
O conselho de administração da Novartis «aceitou entrar em negociações para descobrir se há potencial combinação de negócios», disse o director financeiro, Raymund Breu à Bloomberg, acrescentando que «não pode haver certezas de que vamos chegar a um acordo».
PUB
Uma fusão entre a Aventis e a Novartis iria criar a segunda maior farmacêutica do mundo a seguir à Pfizer, e a maior produtora de tratamentos ou medicamentos do cancro.
A Novartis ganharia a força de trabalho de marketing (4,4 mil trabalhadores) da Aventis nos Estados Unidos da América para a ajudar a aumentar as vendas, que cresceram menos de 5% nos últimos dois anos.
«Damos as boas vindas a esta decisão da gerência da Novartis», disse um porta-voz da Aventis, Tony Roddam.
PUB
As vendas farmacêuticas da Novartis nos Estados Unidos da América aumentaram 15% no ano passado e perfazem 41% do total de 24,9 mil milhões de receitas da empresa suíça.
Por outro lado, a Sanofi, que registou um aumento de 12% nas vendas do primeiro trimestre, detém uma porção mais pequena das suas receitas nos EUA do que a Aventis ou a Novartis.
As acções da Novartis seguiam a cair 2,53% para os 55,9 euros, enquanto as da Aventis valorizavam 0,72% para os 62,75 euros.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda