O que é capital em Portugal? Uma "estratégia" para crescer, "diálogo construtivo" e "ambição"
O presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, António Saraiva, defende ser capital para Portugal "encontrar um caminho de desenvolvimento sustentável" que dê prioridade a áreas como a habitação e infraestruturas, educação ou produtividade e inovação.
O antigo líder da CIP chama a atenção para a importância de o país aproveitar o atual "oásis" de que a economia portuguesa goza, pese embora o contexto de "variáveis externas que não estão na nossa mão", para "promover reformas" apoiadas num "diálogo construtivo", por um lado, "politicamente, no parlamento" e, por outro, "socialmente na Concertação Social", apontando o compromisso como chave.
PUB
Na mesma linha, Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, defende ser capital "Portugal conseguir reimaginar-se e ter uma estratégia", isto é, "um modelo de crescimento que permita com sustentabilidade e a curto e médio prazo um modelo social" nomeadamente no direito à saúde e habitação.
"Obviamente temos de ir conciliando as duas", mas "é preciso não perder rumo de ter um modelo de crescimento económico que nos permita sair de um ciclo de baixos salários – em que os jovens têm de sair não só para ter melhores salários mas pela qualidade e oportunidades de emprego" - que vai determinar o investimento público, a imigração, etc.", realçou, durante o painel, inserido na conferência que assinala os 10 anos da Conversa Capital, programa do Negócios e da Antena 1.
Para João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) também não tem dúvidas de que se afigura fundamental para Portugal não só encontrar como ter capacidade e ambição de construir um modelo económico de "maior valor acrescentado", porque sem isso "não vale a pena ter ilusão" de que conseguimos subir salários e convergir com a média da União Europeia.
PUB
"Sob esse ponto de vista temos sido pouco ambiciosos", afirmou, apontando que "somos peritos em diagnósticos", mas falta dar o "salto qualitativo" para um "melhor nível de vida".
Vitor Bento, presidente da Associação de Bancos, foi pela definição convencional, uma vez "esgotado o 'stock'" das metafóricas: "Capital é ter riqueza acumulada utilizada na criação de nova riqueza e na promoção da produtividade".
Já Paula Roque, "managing partner" da Revigrés, pôs a tónica nas empresas e na indústria transformadora, defendendo que haja um "grande foco na internacionalização".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empresa Investimentos Salários e benefícios Crescimento económico Portugal Luz Saúde Partido Comunista da China Cruz Vermelha Portuguesa União Europeia António Saraiva Isabel Vaz Vítor BentoMais lidas
O Negócios recomenda