Percurso profissional e académico de Paulo Teixeira Pinto

Paulo Teixeira Pinto, 44 anos, casado e com dois 2 filhos, vai ser o próximo presidente executivo do Banco Comercial Português.
Negócios 25 de Janeiro de 2005 às 17:27

Experiência profissional no Banco Comercial Português

Integrou os quadros do Banco Comercial Português em Novembro de 1995, assumindo a responsabilidade pela Assessoria Jurídica do Centro Corporativo. Em Março de 2000 foi nomeado Director-Geral e Secretário da Sociedade, competindo-lhe zelar pelo cumprimento de todas as normas legais e regulamentares aplicáveis, com presença em todas as reuniões da Assembleia Geral, Conselho Superior e Conselho de Administração do Banco.

PUB

Em simultâneo com estas funções, participou nas operações de aquisição, reestruturação e integração de diversas instituições financeiras nacionais, na celebração de acordos estratégicos com parceiros internacionais e na concretização de investimentos em operações bancárias no exterior.

Tem também exercido responsabilidades de relacionamento institucional, com destaque para os contactos com as autoridades regulamentares (Banco de Portugal, CMVM), negociações com associações sindicais (com saliência para os Acordos Colectivos de Trabalho do Banco Comercial Português, que constituem o primeiro exemplo de instrumento colectivo de trabalho do sector financeiro português) e o relacionamento com accionistas do Conselho Superior e outras entidades institucionais no quadro das suas atribuições como Secretário-Geral e como responsável executivo da Fundação Banco Comercial Português.

A partir de Janeiro de 2004 foi o coordenador do Programa Millennium, um projecto refundacional conducente à melhoria sustentada da rendibilidade do negócio doméstico no período compreendido entre 2004 e 2006, que integra um vasto conjunto de iniciativas de dinamização comercial e de alinhamento organizacional. Também exerce responsabilidades no domínio da estratégia de sustentabilidade empresarial, tendo coordenado a publicação do Relatório de Responsabilidade Social do Millennium bcp.

PUB

É membro desde a sua constituição, em 2003, da Comissão de Acompanhamento do Governo Societário, da Comissão de Relações Sociais e da Comissão de Formação Desenvolvimento Profissional.

Experiência governamental

Foi membro do XII Governo Constitucional, presidido pelo Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, desempenhando funções de Subsecretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, entre 5 de Novembro de 1991 e 18 de Março de 1992 e de Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, entre 19 de Março de 1992 e 28 de Outubro de 1995, cargo que acumulou com as funções de Porta-Voz do Governo. Foi o representante do Governo português no Programa "Public Management" da OCDE.

PUB

Formação universitária e experiência académica

Licenciado em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas, pela Universidade de Lisboa e na especialidade de Ciências Jurídicas, pela Universidade Livre (1983); realizou Cursos de Doctorado em Historia do Direito, pela Universidade Complutense de Madrid (1988), o Programa de Estratégia Empresarial, pelo INSEAD de Fontainebleau (2000) e o Programa de Alta Direcção de Empresa, pela AESE – Escola de Direcção de Negócios (2003).

Entre 1983 e 1988 dedicou-se à actividade académica, tendo sido regente da disciplina de Instituições Portuguesas do Curso de Especialização em Ciências Documentais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; docente da disciplina de História do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e docente das disciplinas de História das Instituições, Ciência Política, Direito Comparado e Direito Internacional Privado do Departamento de Direito da Universidade Livre.

PUB

Obras publicadas

É autor de estudos universitários, numerosos artigos em jornais e revistas, sendo orador em numerosas conferências. Entre as suas publicações, destacam-se "Compêndio de Direito Económico e Financeiro", em co-autoria (1991); "O Associativismo Empresarial" (1998); "Um dever chamado futuro" (2001) e "Querer Crer" (2002).

Outros cargos

PUB

É sócio efectivo da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, do Instituto Português de Corporate Governance e da Associação Cristã de Empresários e Gestores; integra o Conselho Geral da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida" ; é membro da Direcção do Círculo Eça de Queirós e do Conselho Nacional da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa; é Presidente do Conselho Fiscal da Nova Forum – Instituto de Formação de Executivos da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e é Vice-presidente da Assembleia Geral do TagusPark, S.A..

Fonte: Comunicado do BCP

Pub
Pub
Pub