Perfil de Alberto da Ponte: Do grande consumo para o serviço público
Durante os seus tempos nas antigas indústrias Lever Portugal, o gestor trabalhou não só em Portugal, como na Bélgica, Espanha e Malásia (via Unilever) O interregno fez-se durante os primeiros cinco anos em que foi CEO da Cadbury Schweppes Portugal. Nos cinco anos seguintes foi director da Unilever Lever Elida Portugal.
A década foi iniciada como director da Unilever Bestfoods Fima (Portugal), onde esteve até 2004, ano em que passa a liderar a SCC, então ainda sob a alçada da Scottish & Newcastle. Quatro anos depois, a dona da Sagres e da Luso passou para as mãos da Heineken, que mantive Alberto da Ponte. Nesse mesmo ano o gestor conseguiu o feito de vender mais cerveja que a “histórica” líder do mercado português, a Unicer, dona da Super Bock e já então liderada por António Pires de Lima. Além de gestor, Alberto da Ponte assumiu muitas vezes cargos associativos: quer na associação portuguesa de anunciantes, da associação cervejeira portuguesa, como da congénere europeia, a Brewers of Europe.
PUB
Alberto da Ponte foi em Abril último substituído por Ronald den Elzen à frente da SCC, ainda antes do mandato terminar. Na altura afirmou ao Negócios que via a sua substituição como CEO e a atribuição de “novas funções na ‘Heineken Western Europe Region’, reportando directamente ao presidente no desenvolvimento da estratégica da cervejeira holandesa para o canal Horeca (hotéis, restaurante e cafés) como “claramente uma promoção”. E descreveu a etapa como algo benéfico: “as mudanças são como os comboios: passam quando passam, e apanhamo-los ou não!”.
Mais lidas
O Negócios recomenda