Shein lança fundo para investir 200 milhões em startups na Europa
A Shein vai lançar um fundo de 200 milhões de euros para investir em startups da União Europeia (UE) e do Reino Unido que se dediquem ao desenvolvimento de soluções de sustentabilidade para a indústria têxtil.
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Em comunicado, divulgado esta quarta-feira, a gigante da moda de origem chinesa, com sede fiscal em Singapura, revela que, com base nos programas e investigação e desenvolvimento (R&D em inglês) na circularidade da indústria da moda, o fundo vai apoiar startups em fase inicial que trabalhem em materiais reciclados e áreas relacionadas ou apostar em acordos ou parcerias comerciais com empresas mais maduras com capacidade de produção a esse nível ou no plano das chamadas fibras de nova geração.
A Shein explica que vai ser o principal investidor do denominado Fundo de Circularidade, mas adianta estar a endereçar convites a empresas, instituições financeiras e até a fundos soberanos para serem coinvestidores do fundo.
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Além do fundo, com uma dotação de 200 milhões de euros, a Shein revela que vai destinar mais 50 milhões a outro tipo de iniciativas, designadamente para facilitar a entrada de pequenas marcas e de criadores/designers na sua plataforma de comércio online, assim como a investimentos em investigação e desenvolvimento ou "instalações piloto de produção da Shein na Europa ou Reino Unido".
Este investimento de 250 milhões de euros foi pensado para os próximos cinco anos e acontece numa altura em que a gigante da "fast-fashion" se prepara para cotar em Londres.
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"Como líder global no nosso setor, a Shein tem a responsabilidade assim como a oportunidade de acelerar inovações que possam responder à pegada ambiental na indústria da moda. O Fundo de Circularidade basear-se-á no nosso apoio às empresas e empreendedores na vanguarda da inovação em iniciativas circulares, com foco no Reino Unido e na UE, onde estão algumas das mais interessantes a este nível", afirmou o presidente executivo da Shein, Donald Tang.
"Dada a escala e alcance da Shein, a Shein pode tornar-se num catalisador para a adoção generalizada deste tipo de soluções em toda a indústria", frisa, citado na mesma nota.
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A Shein mais do que duplicou os lucros no ano passado, atingindo um recorde de mais de 2 mil milhões de dólares, após 45 mil milhões de dólares em valor bruto de mercadorias - o valor total dos bens vendidos na sua plataforma online- , de acordo com dados compilados pelo jornal britânico Financial Times.
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