TAP vai testar uso de telemóveis nos aviões
A companhia aérea portuguesa TAP anunciou em comunicado que vai iniciar testes à utilização de telemóveis a bordo dos aparelhos Airbus 321, numa iniciativa em parceria com a OnAir, uma empresa especializada em comunicações em voo.
A experiência será efectuada no final do ano de 2006, altura em que o equipamento da OnAir, desenvolvido pela Airbus, Siemens e outros parceiros, estará devidamente certificado e a sua utilização aprovada, garantindo uma utilização segura de telemóveis nos voos comerciais.
PUB
Os passageiros da TAP que viajarem a bordo dos A321 da companhia vão ter a possibilidade de efectuar e receber chamadas de voz, enviar mensagens SMS e «e-mail», através da utilização de telemóveis GSM ou outros aparelhos com a tecnologia GPRS.
«Estamos muito satisfeitos com a parceria estabelecida com a OnAir para a introdução de uma tecnologia que proporcionará vantagens acrescidas aos nossos clientes durante o tempo em que voam connosco. Acreditamos que os nossos passageiros dos voos intra-europeus acolherão esta nova facilidade com grande satisfação», afirmou Fernando Pinto, CEO da TAP.
Para George Cooper, presidente executivo da OnAir, «trata-se de uma parceria ideal, uma vez que os estudos por nós conduzidos indicam que a primeira escolha dos clientes das linhas aéreas, em termos de comunicações a bordo, recai sobre os telemóveis, especialmente nos voos de curto e médio-curso».
PUB
A OnAir fornece já serviços de comunicação a bordo em voos de longo-curso a transportadoras como a Iberia, KLM, Malaysian Airlines, Northwest Airlines e Virgin Atlantic. As estimativas da empresa apontam um «mercado-alvo» de 700 milhões de passageiros utilizadores de telemóveis a bordo em 2009, com o valor das comunicações por voz na ordem de 1,6 mil milhões de dólares e de 400 milhões para as comunicações de dados.
Mais lidas
O Negócios recomenda