Vieira da Silva falou hoje com Tomás Correia sobre Montepio

O presidente da mutualista não se importa de ser supervisionado pela ASF mas recusa ter de seguir as mesmas regras que as seguradoras.
tomás correia vítor melícias montepio
Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro 14 de Março de 2017 às 17:09

O ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, falou esta terça-feira, 14 de Março, com António Tomás Correia sobre a situação do Montepio, após a notícia do Público que avança que, em 2015, as contas consolidadas do universo Montepio apresentavam capitais próprios negativos de 107 milhões de euros.

PUB

 

A confirmação da conversa foi dada por Tomás Correia na conferência de imprensa que deu depois de publicada a notícia. O líder da mutualista adiantou que há "contacto permanente" com o Ministério, tanto da iniciativa do supervisionado como do supervisor. "Ainda hoje estive à conversa".

PUB

 

Neste momento, o supervisor da associação mutualista é o Ministério do Trabalho, ainda que há dois anos esteja a ser discutida uma revisão do Código das Mutualistas que prevê a passagem da supervisão para a ASF, o regulador dos seguros.

PUB

 

"Não temos nada contra isso", disse Tomás Correia sobre a supervisão pela ASF. "Totalmente de acordo", frisou.

PUB

 

Contudo, há aspectos de que o Montepio não abdica: a mutualista não pode ser comparada a uma seguradora. "[Nisso] estaremos sempre em desacordo". Tomás Correia disse que o actual Governo está também contra essa equiparação. O Ministério da Solidariedade Social não tem respondido, nunca, às questões que o Negócios tem colocado sobre a supervisão da mutualista.

PUB

 

O presidente do conselho geral do Montepio, Vítor Melícias, quis deixar claro que é "indiferente" quem venha supervisionar. Diz, até, que é defensor de uma "inspecção permanente muito cuidada e profunda". No entanto, recusa que o Montepio Mutualista, que é dono da caixa económica e da seguradora Lusitânia, seja analisado segundo regras financeiras apenas e não tendo em conta o seu aspecto social. 

PUB
Pub
Pub
Pub